O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão. E pensando nisso, as mamães serranas vão poder contar com mais um serviço oferecido pelo Hospital Municipal Materno Infantil da Serra (HMMIS): um ponto de apoio ao aleitamento materno. Trata-se do primeiro passo dado em direção ao banco de leite do hospital, que será inaugurado ainda em 2023.
A equipe de enfermagem do HMMIS, sob a coordenação da neonatologia do hospital, vai dar orientação às pacientes que apresentarem dificuldade na amamentação.
Entre os desafios mais comuns relatados pelas mulheres que estão na fase inicial do aleitamento materno envolvem a pega correta da mama; ingurgitação mamária, que é quando a mama fica muito densa, dolorida, dificultando a amamentação; baixa produção de leite.
Durante a orientação, também serão abordadas questões como prevenção de fissuras, mastites. O serviço vai funcionar no primeiro andar do hospital, que está localizado em Colina de Laranjeiras, de segunda a segunda, das 8h às 17 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.
O ponto de apoio ao aleitamento materno estará disponível, a partir de segunda-feira (06), para todas as mamães, ou seja, não somente para aquelas que estiverem internadas no Materno Infantil da Serra.
Mais sobre o Materno Infantil
A inauguração do ponto de orientação ao aleitamento materno é uma entrega da Prefeitura da Serra às famílias serranas, em comemoração pelo ano de funcionamento do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra (HMMIS).
Com direito ao título de maior maternidade pública do Estado, o HMMIS foi construído com recursos federais e contrapartida da Prefeitura da Serra, contando com serviço especializado às gestantes. Durante esses 12 meses, 4.092 bebês já nasceram lá. Desse total, 2.340 foram partos normais e, 1.752, cesarianas. Em um ano, foram realizados 19.408 atendimentos, com 6.213 internações.
O imponente hospital localizado em Colina de Laranjeiras se destaca pelo atendimento humanizado, durante 24 horas, todos os dias da semana. A participação voluntária de doulas é uma realidade do hospital, que preza pelo serviço de excelência que vai desde a estrutura física até sua capacidade técnica.