Cidade

Obrigações ambientais que sua empresa precisa cumprir em 2024

Conformidade legal, redução de riscos legais e financeiros, gestão proativa de recursos, melhoria da imagem corporativa, inovação e eficiência operacional e acesso a mercados e oportunidades de negócios. Estes são alguns pontos que as indústrias ganham ao estarem em conformidade com a legislação ambiental.

Para alertar as empresas sobre os principais prazos e informações a serem encaminhadas aos órgãos competentes, o Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) desenvolveu o Calendário de Obrigações Ambientais.

O documento traz o cronograma das principais obrigações ambientais gerais nos âmbitos federal e estadual, cabendo ao usuário identificar outras possíveis obrigações na legislação municipal, compromissos atrelados ao processo de licenciamento ou autorizações, e outros específicos da atividade da empresa.

Para a presidente do Coemas, Mirela Chiapani Souto, ao estar em conformidade ambiental, a indústria vai além do cumprimento de prazos e leis. “Muitos mercados estão exigindo cada vez mais produtos e serviços ambientalmente responsáveis. Cumprir as obrigações ambientais pode abrir novas oportunidades de negócios, além de facilitar o acesso a outros mercados e atrair mais clientes”.

Mirela completa que um calendário estruturado permite uma gestão eficiente dos recursos e uma redução de custos associados ao cumprimento regulatório.

Mais sobre o Calendário 

Ao todo, o Calendário de Obrigações Ambientais 2024 do Coemas reúne 11 itens, a partir do mês de março. Todos eles trazem os prazos a serem encaminhados, a quem se aplica e detalhes de como fazer.

Leia também