Em 10 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nessa data, em 1948, foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos humanos, que tem inspirado desde então as constituições de Estados democráticos.
E no mês em que se celebra essa data, o Departamento de Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal da Serra vai promover uma série de eventos, que vão contemplar a todos, todas e todes! O mês já começou com atividade no dia 1º de dezembro, que teve como público jovens e adultos para temas bastantes delicados, que são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A parceria entre Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde e Políticas Públicas para as Mulheres realizou testagens entre jovens e adultos, bem como orientações sobre essas doenças, que podem ser transmitidas através do contato sexual sem proteção. Ao todo mais de 100 atendimentos foram realizados.
“A programação vem como uma forma de divulgar e reforçar as atividades que são realizadas pela Prefeitura da Serra ao longo do ano no âmbito das políticas públicas de Direitos Humanos”, destaca a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.
E não para por aí! Nesta terça-feira (05), acontece a Roda de Conversa: “Violência Doméstica na Adolescência”. Esta ação de conscientização para tratar o tema desde cedo, das 13h30 às 16 horas, no Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano.
No dia 7 de dezembro, muita música a partir das 8h da manhã, no Prédio da Prefeitura, que fica na Rua Maestro Antônio Cícero, 111. Apresentação musical será com profissionais e pacientes do CAPS AD.
Já na segunda-feira (11), muita arte e cultura, com Exposição Artística de artistas identificados nos mais variados públicos, Jovens, LGBTI+, Pessoas em Situação de Rua, PCDs, Pessoas Vítimas de Violência, entre outros. E também, vai acontecer na entrada do prédio da Prefeitura, em Serra Sede.
Dia 12, acontece a Roda de Conversa: “Direitos Humanos – O Olhar do Controle Social”, destinada aos membros de Conselhos municipais, Fóruns e Comitês, das 13h30 às 17 horas, no Auditório da SEDU/SESA.
Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o maior evento de grafite do Espírito Santo com diversos artistas de diversas partes do Brasil e do mundo, o ORIGRAFFES , que acontece no Bairro Feu Rosa.
Também no sábado dia 16 de dezembro, o maior evento de cidadania do Espírito Santo, o Serra+Cidadãovai ter oferta de diversos serviços aos munícipes, no Bairro das Laranjeiras. Essa edição é a edição de Natal, que ter Papai Noel e distribuição de brinquedos para a criançada.
Acontece também, a Reunião do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal da População em Situação de Rua (CIAMP RUA), que terá como público alvo secretários municipais, e será realizado, no dia 19 de dezembro das 13 às 17 horas, no CRAS de Laranjeiras.
E pra encerrar no dia 23 de dezembro, o Departamento de Direitos Humanos realizará a ação de Cidadania Itinerante para a População em Situação de Rua. E vai contar com abordagem social que fará a entrega de refeições, das 17 às 21 horas, em vários pontos do município.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é um momento para celebrar os avanços conquistados e refletir sobre ações concretas dos Estados e das sociedades no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população mundial.
Ao longo de 2023 será comemorado o 75.º aniversário da DUDH. Através da campanha “#EU4HumanRights“, que durará até ao dia 10 de dezembro de 2023.