Geral

OAB de Cariacica caminha para 2023 com benefícios para os advogados e planeja novas estruturas físicas

Para facilitar o dia a dia de trabalho da advocacia capixaba e fortalecer a relação com a população, a OAB de Cariacica — que já inaugurou a sala de apoio no fórum de Areinha, em Viana —, prevê a inauguração da nova sala de apoio do Fórum de Cariacica no primeiro semestre de 2023. O espaço, que beneficiará centenas de advogados, é fruto da articulação da atual gestão e a reforma está sob os cuidados da OAB Estadual.

A estrutura à disposição dos profissionais contará com computadores, copiadoras e outros serviços disponíveis para ajudar os advogados e advogadas a atuarem em seus processos. Em Viana, no Fórum de Areinha, a sala de apoio inaugurada nos primeiros meses da gestão da presidente Kelly Andrade era um anseio da advocacia capixaba desde 2015. Além da sala, a OAB de Cariacica conseguiu a cessão definitiva para a OAB do terreno da sede da Subseção, em Alto Lage.

“Só quem vive a advocacia andando de fórum em fórum sabe a importância de termos uma sala de apoio da OAB dentro dos fóruns. Um local para consultarmos processos, peticionar, imprimir documentos, digitalizar, tirar cópias, utilizar a internet, beber água e carregar o celular; proporciona mais conforto e facilidade no dia a dia da advocacia”, enfatiza Kelly.

Ainda no primeiro semestre, a subseção contará com a inauguração do Espaço Permanente para Formação e Estudos, com a Biblioteca física e virtual.

Balanço

Entre as principais ações do ano, a evolução tecnológica e inovadora deixam sua marca. Além de se unir ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo para deixar o fórum do município 100% digital, a partir da digitalização de todos os processos físicos das Comarcas de Cariacica e Viana até 2023; foram implementados o site, o plantão de prerrogativas 24 horas e o WhatsApp da OAB de Cariacica.

A partir destas inovações, foi possível conectar a advocacia ao mercado de trabalho, por meio da divulgação das vagas de emprego disponíveis no Banco de Oportunidades, criado no site da OAB de Cariacica, e do cadastro de advogados, também disponível no site. Segundo Kelly Andrade, “por eles, os advogados da nossa região têm conseguido empregos, e contratação como correspondentes”.

Outro destaque foi a efetivação da criação da ouvidoria da 11ª Subseção, ao lado do Programa Amigo do Advogado, com a realização de vários convênios que garantem descontos especiais para toda a advocacia com profissionais e em estabelecimentos da nossa região. Kelly também conta sobre a atuação da subseção para o aprimoramento e qualificação de advogados e advogadas. De cursos a grupos de estudos, seja da experiente advocacia aos jovens em início de carreira, e aos dativos com o curso prático do sistema E-Flow (sistema digital integrado ao E-Docs) todos foram atendidos.

Kelly fez questão de destacar o papel da subseção ao lado da população com quatro grandes ações sociais, em dois dias consecutivos no mês de maio, com a presença do Ônibus Rosa, e em dois dias consecutivos em dezembro. Ainda, por meio da Comissão do Consumidor, a OAB de Cariacica realizou uma Ação do Consumidor em maio e a Comissão de Direitos Sociais participou de mais três ações sociais em parceria com outros órgãos e entidades. Nessas ações a OAB firmou parcerias para prestar mais de trinta serviços à sociedade, como atendimento jurídico gratuito, emissão de documentos, agendamento de consultas, casamento comunitário, entre outros.

“As Comissões da 11ª Subseção contarão com uma novidade: a publicação de artigos acadêmicos. Em nosso cronograma de ações para 2023 há ainda a realização do curso Advocacia Empreendedora em parceria já firmada com o SEBRAE, a ampliação dos convênios dos lojistas e profissionais da região com a Subseção (Programa Amigo do Advogado), e ampliação das modalidades esportivas oferecidas aos advogados. Também planejamos fazer duas grandes ações sociais por ano. Nosso objetivo é levar cidadania para a população, e por meio das parcerias firmadas, oferecer o maior número de serviços num só local”, finaliza a presidente Kelly Andrade.

Leia também