Cidade

Novas matérias-primas surgem da reciclagem de resíduos de construção civil

A construção civil é uma das indústrias que mais geram resíduos e contribui para a poluição do meio ambiente. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), esse setor é responsável por cerca de 39% da emissão de CO2 no planeta, devido ao acúmulo de materiais como concreto quebrado, tijolos e materiais metálicos durante os períodos de reformas ou demolições. Nesse sentido, o processo de reciclagem de resíduos provenientes da construção civil surge como uma alternativa ecologicamente consciente.

Laís Cavalcante explica que a reciclagem desse tipo de resíduo pode contribuir para a preservação de recursos hídricos, além da redução das emissões de carbono no meio ambiente. “Mostrar o impacto que o acúmulo desses resíduos pode causar é o primeiro passo para conscientizar as empresas e as pessoas a respeito da importância de mudar os hábitos. A construção civil é um nicho importante para sociedade, mas para que novas construções sejam realizadas é fundamental tanto o consumo de novos materiais, quanto o descarte adequado daqueles já utilizados. Portanto, quando o material é reciclado, a sua reutilização pode representar redução na produção de novos insumos, como por exemplo o concreto”, comenta a Coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental da Marca Ambiental.

Materiais de construção civil no processo de valorização

De acordo com dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), para evitar o descarte incorreto dos resíduos de construção civil, é fundamental a realização de um processo de triagem e separação de materiais. Utensílios como madeira, papelão, concreto, vidros, entre outros, fazem parte do processo de construção que podem ser reciclados e valorizados. Desse modo, a Marca Ambiental, empresa que é referência no setor de valorização de resíduos, com o intuito de viabilizar para a sociedade soluções cada vez mais sustentáveis, realiza o gerenciamento de resíduos da construção civil desde 2020.

O serviço é realizado por meio do Parque de Ecoindústrias, que em parceria com a Vila Recicla, faz acontecer o processo de transformação de resíduos em produtos por meio da triagem, separação e beneficiamento dos materiais com o objetivo de gerar a reutilização dos resíduos da construção civil com mais qualidade no mercado. Desse modo, essa iniciativa promove economia circular e corrobora para tornar a indústria de construção mais sustentável.

Leia também