Cidade

Mucane recebe 4ª Conferência Municipal de Cultura de Vitória na próxima 6ª (20)

Na próxima sexta-feira (20), a partir das 8h, o Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) recebe a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Vitória (CMCV) que reunirá a comunidade artística e cultural da capital para promover o debate sobre as políticas culturais em âmbito municipal, estadual e até mesmo nacional.

A Conferência, com o tema “Democracia e direito à cultura” é uma etapa integrante da 4ª Conferência Nacional de Cultura e será presidida pelo secretário municipal da pasta, Edu Henning.

“Esta é uma grande oportunidade. Temos um objetivo bem definido que é promover o debate sobre as políticas culturais com uma contundente participação da sociedade para que possamos fortalecer a democracia e garantir os direitos culturais em todos os âmbitos de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas necessárias”, declarou o secretário.

A programação tem início marcado para às 8h30, com uma apresentação do Quarteto de Cordas da Fafi seguido da cerimônia de abertura e da palestra com o tema do encontro: “Democracia e Direito à Cultura” com o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Doutor Orlando Lopes.

O encerramento da conferência está previsto para às 18 horas, horário em que acontece o show do artista e compositor Gustavo Macacko.

Programação

A metodologia da 4ª CMCV seguirá a orientação do Ministério da Cultura (MinC), durante toda a programação. Na ocasião serão organizados seis grupos de trabalhos (GTs) que discutirão diferentes eixos temáticos, de acordo com a inscrição realizada previamente pelos participantes.

Foto Divulgação
Encerramento da Conferência contará com apresentação do compositor e músico Gustavo Macacko.
Encerramento da Conferência contará com apresentação do compositor e músico Gustavo Macacko. (ampliar)

Entre os temas estão: “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”, “Democratização do acesso à cultura e Participação Social”, “Identidade, Patrimônio e Memória”, e outros assuntos.

Após o compartilhamento dos resultados das atividades dos GTs, uma plenária elegerá delegados(as) para representar o município de Vitória na etapa estadual da conferência de cultura.

Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e vão até as 23h59 desta quarta-feira (18). Os interessados devem acessar o link www.tinyurl.com/4conferencia.

Convidados

Quarteto de Cordas da Fafi

Os artistas Aparecida Valiatti (viola de arco), Fabrício de Moura (violoncelo), Suelen Peroni (segundo violino) e Wagner de Souza (primeiro violino) farão uma apresentação de música de Câmara para acolher o público. Além disso, executarão o Hino Nacional e o Hino de Vitória, respectivamente, com acompanhamento de André Signorelli (teclado) na abertura oficinal da programação.

Orlando Lopes (palestra de abertura)

Orlando Lopes é poeta, professor de Literatura na Ufes, extensionista em promoção de leitura e pesquisador em Economia Criativa e Ciências da Linguagem. Coordena o programa de extensão “Rede de experiências em leitura da Ufes” (RELer&fazer) e é co-líder do núcleo “Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade do Instituto Federal de Ensino Superior (Ifes) e Ufes” (Poiein).

Léo de Paula (apresentação artística)

Léo de Paula é músico percussionista, professor, produtor e compositor de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança. Atualmente é integrante do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), instrutor de oficinas do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (MUCANE) e professor de percussão do projeto Vale Música Espírito Santo.

Em 2021, lançou o álbum “Grão: Território Percussivo”, que está disponível em CD e nas plataformas digitais.

Já se apresentou em países como Rússia, Holanda, Sérvia, Inglaterra e Estados Unidos, além de vários estados do Brasil. A performance solo da 4ª CMCV contará com momentos distintos e interconectados, com instrumentos de percussão que são os handpans, o pandeiro e o atabaque. Em comum, além do fato de serem instrumentos percussivos, é a influência da musicalidade afro-brasileira no estilo e na linguagem dos solos.

Gustavo Macacko (show de encerramento)

Com mais de 25 anos de estrada, o artista e compositor Gustavo Macacko é considerado uma das revelações do Rock in Rio 2022 e, hoje, desponta como um dos grandes letristas da música brasileira.

Macacko traz em seus perfis e plataformas de streaming um número que impressiona: mais de 1 milhão de “plays” e visualizações de seu conteúdo autoral. Em sua trajetória já realizou 6 turnês pela Europa, sendo a última no outuno deste ano.

Leonardo Silveira
MUCANE - Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Fachada e Dependências Internas)

Na bagagem apresentações nos festivais de Montreaux (Suíça), Música no Coração (Portugal), Tomada da Bastilha (França), Festival de Couburg (Alemanha) e Espírito Mundo (Itália).

Viajando pelo Brasil, já se apresentou em capitais e interiores do país, tocando com frequência em Vitória, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, conquistando cada vez mais público por onde passa.

A apresentação “Macacko ao Vivo”, que será realizada no encerramento da Conferência, contempla um repertório de canções de seus quatro álbuns de estúdio, parcerias escritas ao longo de sua carreira ao lado de compositores como Gabriel, o Pensador e Otto, incluindo seu último elogiado álbum “Antenas Ancestrais”.

Confira a programação na íntegra:

8h – Acolhimento e credenciamento.

8h30 – Cerimônia de abertura

Apresentação do Quarteto de Cordas da Fafi | com Aparecida Valiatti, Fabrício de Moura, Suelen Peroni e Wagner de Souza.

9h – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da 4ª CMCV.

9h30 – Palestra “Democracia e Direito à Cultura” | com o Prof. Dr. Orlando Lopes (Ufes) .

10h às 12h – Grupos de Trabalhos (GTs)

GT 01 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

GT 02 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social

GT 03 – Identidade, Patrimônio e Memória

GT 04 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

GT 05 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

GT 06 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais

Intervalo para almoço.

13h30 – Apresentação Artística | com Léo de Paula.

13h45 – Plenária com a apresentação dos resultados dos GTs.

15h45 às 16h15 – Intervalo

16h15 – Plenária com a apresentação dos resultados dos GTs .

17h15 – Eleição de Delegados(as).

18h – Encerramento – Show “Macacko ao Vivo” | com Gustavo Macacko.

Leia também