Serra vai receber em janeiro um grandioso evento gratuito, voltado para a garotada. A primeira edição mirim 2023 começa na Serra, neste fim de semana (21 e 22 de janeiro), com mais de 50 atividades. Com atividades educativas, que estimulam a criatividade, ao longo de duas décadas, o MIMO Festival realizou edições em cidades classificadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO, como Olinda, Ouro Preto, Rio de Janeiro, Paraty, Amarante e Porto, em Portugal, além de Tiradentes, Recife, São Paulo e João Pessoa. Com 55 edições, dois prêmios internacionais e dois nacionais e um público de mais de 2 milhões de pessoas (marca alcançada com o MIMO Porto 2022, em Portugal), sempre pautado pelo bom gosto musical,já promoveu mais de 500 concertos emblemáticos e ganhou recentemente uma versão infantojuvenil. Idealizado e dirigido por Lu Araújo, o MIMO para Crianças mantém o desenho do evento original: atrações de alta qualidade artística, oferecidas gratuitamente, com shows, espetáculos circenses e teatrais. Além disso, oficinas vão estimular a cultura infantil da construção de pipas, a arte da gastronomia, atividades lúdicas e até mesmo o sobe e desce do parkour estarão presentes na edição voltada para a garotada. A contação de histórias e atividades de recreação não ficarão de fora.
O MIMO para Crianças conta com patrocínio da ArcelorMittal Tubarão e Vega, via Fundação ArcelorMittal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Prefeitura de Serra.
O festival vai ocupar o Parque da Cidade, localizado entre a Avenida Guarapari, Rua Anchieta e Rodovia Norte-Sul, na divisa entre os bairros Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso. O Parque da Cidade é uma referência em opção de lazer e educação ambiental para a comunidade. Tem um projeto consolidado e aliado à natureza, compreendendo uma área de conservação e de recreação. Possui um bromeliário, com ações de educação ambiental e conservação, viveiro de plantas, jardim temático de restinga e circuito de plantas nativas, além de promover atividades esportivas, culturais e sociais.Trata-se de importante espaço para lazer e atividades físicas, conciliando o ensino sobre desenvolvimento sustentável e aplicação direta das informações, através de plantios e cuidados com a fauna e flora locais.
As atividades do MIMO para Crianças são inteiramente gratuitas, inclusivas e de alto padrão –seguindo os moldes do festival-mãe – e acontecem ao ar livre e em espaços que valorizam o patrimônio cultural e natural das cidades contempladas. Atividades de música, teatro, circo, artes,recreação e literatura, desdobradas em shows, espetáculos, oficinas, jogos e brincadeiras, farão parte da programação. Questões que o festival aborda desde sempre não estarão de fora na versão infantil, como a cultura negra e a sustentabilidade, que precisam ser cada vez mais incentivadas.
Mundo Bita, Rockin’ Kidz, Lilica Rocha e Grupo Roda Gigante estão entre as atrações
Está confirmada para a edição, que acontecerá em janeiro de 2023, o fenômeno infantil “Mundo Bita”, que tem mais de 11 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. A apresentação será do show musical “A Semente da Diversão éa Imaginação”, que estreia no Espírito Santo. O grupo Rockin’ Kidz, que apresenta cantigas de roda em ritmo de rock, terá como convidado o ator Eriberto Leão. Juntos eles prometem colocar toda a família para dançar no embalo do bom rock’n’roll.
Já a multiartista baiana Lilica Rocha, conquistou uma legião de fãs nas redes sociais, ganhou aplausos do ídolo Caetano Veloso, que dedicou à pequena a canção “Tigresa” em sua live de Natal, em 2020. Lilica fez até participação no programa do Luciano Huck, na TV Globo. É daquelas que a gente não se cansa de ouvir e assistir e estará também presente em Serra. O Grupo Roda Gigante também marcará presença no festival, com os palhaços Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício, que vão apresentar o espetáculo “Bagunça”, que é um sucesso por todo o país, oferecendo muita diversão e estimulando a criatividade do público mirim e já indicado a diversos prêmios teatrais.
A estreia deste novo formato do MIMO, no verão de 2022, no Rio de Janeiro, foi prestigiada por inúmeras famílias cariocas, que visivelmente vibravam e interagiam com as atrações. Crianças, jovens e adultos – muitos deles frequentadores assíduos do festival – lotaram todos os espaços, cuidadosamente escolhidos nas diferentes regiões da cidade. A primeira edição infantojuvenil representou um sopro de alegria e um verdadeiro alívio para a população, que circulava livre entre as atrações, brincando, cantando e dançando. Afinal, começávamos a deixar para trás o longo isolamento a que fomos submetidos devido à pandemia da Covid-19. Foram mais de 70 atividades de música, teatro, circo, contação de histórias, oficinas e jogos recreativos. No final, ficou aquele “gostinho de quero mais!”A reação do público carioca ao MIMO para Crianças superou todas as expectativas, como atesta a criadora e diretora do MIMO, Lu Araújo, que se entusiasmou e decidiu levar o festival mirim para outras partes do Brasil, assim como tem feito com o festival-mãe.
“É bacana perceber que o público do MIMO foi construindo suas famílias. E esse braço inédito foi criado para eles poderem curtir juntos, com uma programação plural e de qualidade, que é uma premissa do festival. Foi um enorme prazer realizar o MIMO para Crianças, apesar de todos os desafios que o momento impôs. Já estou com saudades dos sorrisos sinceros das crianças, da curiosidade latente que surgia a cada atração e da enorme interação delas com os artistas. Estávamos todos em família!”, diz Lu Araújo.
P R O G R A M A Ç Ã O MIMO PARA CRIANÇAS- SERRA
LOCAL: PARQUE DA CIDADE
DIAS 21 E 22 DE JANEIRO (SÁBADO E DOMNGO)
HORÁRIO: DAS 15h às 20h30
Show Musical ·MUNDO BITA
Espetáculo A SEMENTE DA DIVERSÃO É A IMAGINAÇÃO
21 de janeiro (sábado), às 19h
Com o seu bigodão laranja e a sua cartola, Bita transportará as crianças para o mundo da fantasia, através de “A semente da diversão é a imaginação”, onde viverão novas aventuras musicais e farão uma viagem pelos sentimentos. O show inédito do Mundo Bita, que faz a sua estreia em solo capixaba no MIMO para CRIANÇAS, busca estimular o público a explorar a criatividade, sempre com muita alegria. Das 20 canções deste musical, podemos destacar “O amor é tudo de bom”, que o criador do universo Bita, o pernambucano Chaps Melo, compôs em parceria com o rapper Emicida, e a participação do padrinho do projeto, o cantor e compositor Milton Nascimento, em “O amor da adoção”. O repertório, entretanto, não deixará de fora os clássicos “Fazendinha” e “Viajar pelo safári”, que os fãs da série conhecem tão bem.
Circo·GRUPO RODA GIGANTE
Espetáculo BAGUNÇA
21 de janeiro (sábado), às 16h
22 de janeiro (domingo), às 16h45
Os palhaços Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício apresentarão o espetáculo “Bagunça”, que vai oferecer muita diversão e estimular a criatividade do público mirim. Com histórias, brincadeiras cantadas e jogos, querem levar as crianças a explorarem o espaço, os movimentos de seus corpos e a se relacionarem com as outras de maneira bastante livre. Esses artistas formam o Grupo Roda Gigante, companhia teatral que há 14 anos fez mais de 200 espetáculos pelo Brasil para um público superior a 30 mil espectadores. Também proporcionam alegria às crianças internadas em hospitais públicos, com visitas regulares, ajudando os pequenos pacientes a quebrarem a dura rotina dos tratamentos médicos, através de momentos de fantasia e humor.
Show ·ROCKIN’ KIDZ convida ERIBERTO LEÃO
Espetáculo UM SHOW PARA TODA A FAMÍLIA
22 de janeiro (domingo), às 19h15
Pais e filhos cantam, dançam e vibram juntos com a mistura das cantigas de roda aos clássicos do rock do Rockin’ Kidz. O projeto nasceu em 2007, quando o músico Ivan Sander criou uma playlist especial para o aniversário da filha, dando uma roupagem roqueira às tradicionais canções infantis e agradando à garotada. Tempos depois, o show estrearia no Rio e São Paulo. As crianças se divertem com a batida diferente de “Capelinha de melão”, “Se essa rua fosse minha” e “Atirei o pau no gato”, enquanto os pais curtem o som dos Rolling Stones, Beatles, U2, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso ou Legião Urbana. Roqueiro assumido, o premiado ator Eriberto Leão (que atuou em novelas da Rede Globo, como “Cabocla”, “Sinhá Moça” e “Além da ilusão”) é o convidado especial do Rockin’ Kidz para esta apresentação exclusiva.
Show ·LILICA ROCHA
Espetáculo O SOL REFLETE
22 de janeiro (domingo), às 18h
Ela tem estilo, usa cabelos black, roupas coloridas e, aos 8 anos, já fala de representatividade e empoderamento. A baianinha que, aos 6, encantou Caetano Veloso com sua interpretação de “Tigresa”, ao pedir que ele a incluísse na live de Natal (2020), viralizou nas redes sociais. Ao piano ou outro instrumento, Lilica Rocha canta sucessos da MPB com a maior desenvoltura, alcançando milhões de visualizações, e já tem um álbum lançado nas plataformas, “O sol reflete” (2021). Também compõe e atuou em uma produção da Netflix sobre a chacina da Candelária. Este verdadeiro prodígio chamou a atenção da americana Alicia Keys, que compartilhou sua performance do medley “Ain’t got no,I got life”, uma das gravações mais conhecidas da diva Nina Simone.
Circo ·ADELLY COSTANTINI
Espetáculo ONDE EU GUARDO UM SONHO
21 de janeiro (sábado), às 17h30
22 de janeiro (domingo), às 15h30
Artista formada pela Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, e a Escola CirkoVertigo, da Itália, Adelly Costantini apresentará o espetáculo solo “Onde eu guardo um sonho”, em que diverte o público com acrobacias, sustos e muitas brincadeiras. A poesia que leva à reflexão sobre como é virar adulto, na imaginação de uma criança, é realizada em uma estrutura de ferro – que lembra um trepa-trepa dos que a gente encontra em praças e parques, mas que pode virar uma casinha ou uma cama – e utiliza 15 travesseiros de diferentes tamanhos. Com músicas de Marcelo Callado e direção de Flavio Souza, a atração fez parte da edição carioca do MIMO para Crianças, em janeiro de 2022, recebendo os aplausos da criançada e também dos adultos.
Oficina ·CONSTRUÇÃO DE PIPAS
com MAX CARDOSO
21 de janeiro (sábado), das 15h30 às 17h30
22 de janeiro (domingo), das 15h às 17h
O pipeiro carioca Max Cardoso, que tem 960 oficinas realizadas em mais de 30 anos de experiência, vai ensinar às crianças a fazerem as suas próprias pipas a partir de varetas de bambu, recortes de papéis de seda coloridos, cola, rabiolas e motivos diversos, desde flores e corações até o símbolo do Batman. Ao final, com o auxílio dos pais e de sua equipe, vai ajudar meninos e meninas a empiná-las. O pipeiro, que já representou o Brasil em festivais internacionais – na França, Índia, EUA e Canadá – reconhece a importância da atividade para estimular a criatividade, a habilidade e a coordenação motora da criançada. Afirma que as garotas são mais detalhistas e exigentes, enquanto os garotos querem acabar logo a tarefa para botar a pipa no ar. Venha conferir!
Oficina ·BRINQUEDOS CANTADOS
com GRUPO RODA GIGANTE
21 de janeiro (sábado), das 18h às 19h
Os palhaços Batuca e Inácio, do Grupo Roda Gigante, vão formar uma roda para o público participar de jogos e brincadeiras, de maneira simples, sem complicação, mas muito divertida. Usando como recursos dessa experiência lúdica as cantigas populares e os movimentos expressivos para acompanhá-las, vão oferecer às crianças a chance de brincarem entre elas e com a família, por exemplo, de “Bento que bento é o frade” e “Pirulito que bate bate”. No momento em que os celulares são o centro da atenção da maior parte da população, os brinquedos cantados viram um contraponto a isso. Eles exercitam a escuta, o olhar, a comunicação e a empatia, estimulando ao mesmo tempo a sociabilidade, a sensibilidade musical e a coordenação motora.
Contação de Histórias e Oficina ·CONFEITARIA
com MACABUM!
21 de janeiro(sábado), das 16h30 às 18h30
22 de janeiro (domingo), das 17h às 19h
Uma tarde brincando na cozinha de avental e enfeitando seu próprio bolinho com ingredientes bem coloridos? Olha o que o pessoal do Macabum! está preparando para o público! Enquanto ouvem histórias e são ajudados na tarefa pelos recreadores – que usarão aquelas roupas de chefs que a gente vê nos programas de televisão e nos filmes – meninos e meninas terão liberdade para escolher como querem decorar seus cupcakes na Oficina de Confeitaria. No final da brincadeira, os participantes poderão levar o bolinho de lembrança, com o selo adesivo de Confeiteiro MIMO. Quem vai fazer o mais bonito? Já vai se preparando aí!
Oficina ·SOBE E DESCE (PARKOUR)
com ADELLY COSTANTINI
22 de janeiro (domingo), das 16h30 às 17h30
A técnica de combate, que ganhou as ruas, praças e monumentos do mundo na forma de esporte radical, virou uma grande brincadeira para as crianças. A artista circense e professora de movimento e corpo Adelly Costantini faz oficina de parkour para meninos e meninas, ensinando-as a superar obstáculos no espaço urbano, através de escaladas e saltos. Para participar, são necessários apenas um par de tênis e roupas confortáveis. Adelly teve a ideia de adaptar o parkour moderno, criado em Paris nos anos 1980, para os alunos da escola da filha, Margot, e a garotada de 4 a 7 anos adorou. Durante a pandemia, através de aulas online, sugeriu outros movimentos para que as crianças pudessem brincar de parkour em casa, sob a supervisão dos pais.
Oficina·CAMARIM INFANTIL
com MACABUM!
21 e 22 de janeiro (sábado e domingo), das 15h às 17h
Os recreadores da Macabum! estarão a postos para mudar o visual das crianças que quiserem produzir seus cabelos com um toque especial. Diante dos espelhos dos camarins, meninos e meninas poderão mudar seus penteados, fazer algumas mechas coloridas, botar um glitter ou trançar as madeixas com fitas coloridas. Respeitando a vontade de cada criança, a Oficina Camarim vai deixá-las com os cabelos parecidos com os que artistas de verdade usam no palco.
Recreação ·JOGOS E BRINCADEIRAS
com MACABUM!
21 de janeiro(sábado), das 15h às 19h
As brincadeiras contribuem para que as crianças desenvolvam a confiança, a comunicação, a coordenação motora e o raciocínio lógico. O MIMO para CRIANÇAS vai oferecer uma série delas, voltada para as artes, a ciência, a música e os esportes. Essas atividades vão possibilitar maior integração entre elas, o respeito às diferenças, o domínio de seus movimentos, a divisão de tarefas e dar a elas o direito a tomar decisões.Jogos e brincadeiras cooperativas e competitivas serão desenvolvidas em grupo nesta oficina.