Cidade

Maior programa de aceleração do país seleciona empresa capixaba como finalista

A empresa capixaba Zero Esgoto está entre as sete startups finalistas do maior programa de aceleração do país, o BNDES Garagem. A organização, que atua no ramo de biotecnologia para saneamento básico, foi selecionada dentre mais de 1.100 empresas inscritas para o Impact Day BNDES 2023, para final do programa.

A Zero Esgoto é uma das startups mentoradas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) no programa Sebrae Like a Boss, sendo a campeã nacional de 2023. O desafio, promovido pelo Sebrae, é a maior competição de startups do país, e tem o intuito de impulsionar o crescimento de empreendedores nos âmbitos nacional e internacional.

O analista do Sebrae/ES Samuel Graciolli destaca que as conquistas que a Zero Esgoto vem alcançando trazem reconhecimento para o estado. “Ter uma startup entre as sete finalistas, dentre as mais de 1000 que iniciaram no BNDES Garagem, é motivo de muito orgulho e satisfação, não só para o Sebrae, mas também para o Espírito Santo”, afirma.

Além de representar o Espírito Santo no Impact Day BNDES 2023, a startup está representando o Brasil em um dos maiores eventos de inovação da Europa, o Web Summit Lisboa 2023. Somado a isso, a Zero Esgoto poderá desempenhar o mesmo papel de representação nos Estados Unidos e na Arábia Saudita, durante, respectivamente, o Meetup Global do Get In The Ring 2024, considerada a maior competição global de pitches, e na Entrepreneurship World Cup, a Copa do Mundo das Startups.

O CMO da empresa Célio Sathler ressalta que a posição de finalista e demais destaques conquistados são testemunho do impacto que a Zero Esgoto está causando. “Essa vitória reflete todo o nosso empenho e dedicação ao longo desta jornada. Saneamento básico ainda é um dos grandes desafios globais e nossa missão é levar uma solução para esse desafio aos quatro cantos do mundo”, destaca.

A Zero Esgoto

Com sede localizada na cidade de Irupi, no Espírito Santo, a startup oferece soluções em biotecnologia para o mercado de saneamento básico. O esgoto é tratado e devolvido ao meio ambiente em até seis horas, e os sistemas da empresa utilizam biomassa para remover poluentes orgânicos e inorgânicos de águas residuárias.

A empresa é responsável pelo desenvolvimento de diversas inovações. Ao contrário dos sistemas convencionais, os sistemas da Zero Esgoto utilizam um processo 100% natural que não gera lodo ou resíduos sólidos, pois os compostos são totalmente degradados. Além disso, as estações são de fácil instalação, pois ocupam uma pequena área, não apresentam custo de manutenção e não demandam energia para o funcionamento.

Leia também