Artistas nascidos ou residentes no estado do Espírito Santo interessados em participar da CowParade, maior evento global de arte de rua, têm até o dia 1.º de agosto para enviar seus projetos. Serão selecionadas 60 esculturas de vaca, customizadas com diferentes técnicas artísticas como pintura, colagem, grafite, fotografia e acessórios ou adereços, para a exposição CowParade Vitória — Vila Velha.
As inscrições são gratuitas e cada artista pode enviar até duas propostas. Podem ser inscritos projetos individuais ou coletivos. Basta acessar o site cowparade.com.br, baixar o regulamento, criar um ou dois projetos, digitalizar e enviar para projetos.vitoria@cowparade.com.br, acompanhado(s) da ficha de inscrição.
Os artistas selecionados pelo Comitê Julgador, composto por especialistas em arte e história capixabas, serão contemplados com um cachê de R$ 2mil, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1,5 mil e infraestrutura para realizar suas obras. Também vão contar com ampla divulgação de seus trabalhos, do início da produção até o final da exposição, quando será promovido um leilão beneficente das obras, em prol de entidades sociais capixabas, que atuam nas áreas de Educação e Saúde.
Além disso, ao integrar a 14.ª edição da CowParade no Brasil, as intervenções artísticas também serão divulgadas, mundialmente, através do site www.cowparade.com.br e, pelo menos, uma delas será transformada em miniatura e incluída na coleção internacional (www.shopcowparade.com).
A expectativa da organização é receber inscrições de trabalhos que reflitam o valioso patrimônio histórico-arquitetônico do Espírito Santo, marcado pela diversidade étnica e múltiplas manifestações culturais, assim como as belas paisagens do estado. “Além de democratizar o acesso à arte, ocupando os espaços públicos das duas cidades, a CowParade Vitória — Vila Velha, certamente, vai valorizar a riqueza do artesanato e da cultura capixaba como a panela de barro e suas expressões folclóricas — Congo, Folia de Reis, Boi Pintadinho e Capoeira, entre outras”, comenta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, empresa especialista em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade no Brasil, desde 2005.
A CowParade, que já foi realizada em mais de 80 cidades, em 33 países, e vista por 250 milhões de pessoas no mundo, nasceu na Suíça, com o propósito de democratizar o acesso à arte e à cultura. Em 13 edições realizadas no Brasil já passou pelas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia. Ao longo desse período, destinou mais de R$ 7 milhões para ONGs e instituições sociais brasileiras.
A CowParade Vitória — Vila Velha conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.