Abril é lembrado como o mês mundial da voz. Em Vitória, a data será celebrada no dia 11, durante a Jornada Nacional da Voz, com duração de 13 horas, promovida pelo Instituto Alpha e pela Faculdade Fetes, no Palácio da Cultura Sônia Cabral. Na programação, masterclass, palestras e debates com profissionais renomados, além de um show aberto ao público em geral, com entrada gratuita.
O objetivo da jornada é conscientizar a população sobre a importância da voz e os cuidados necessários para preservá-la. E para isso, a programação contará com a participação de especialistas renomados que vão passar informações relevantes sobre a saúde da voz e do corpo em geral, bem como assuntos referentes a melhora da performance vocal.
O evento terá início às 8h, com apresentação do Coral Fames, sob regência da maestrina Rachel Abreu e, em seguida, palestra do médico otorrinolaringologista Dan Mendonça, com o tema “Cuidados com o trato vocal – fumo, álcool, drogas e refluxo: seu impacto na voz”. O especialista é membro fundador da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz.
No decorrer da manhã, outros renomados profissionais vão conduzir palestras, todas com entrada gratuita: a nutricionista Camila Gomes, com o tema “Nutrição e Voz: Somos o que comemos”; a bailarina, atriz e preparadora corporal Carla Van Den Bergen, que vai falar sobre “O Corpo que Canta” e o vocal coach e fonoaudiólogo André Barroso, de São Paulo, com o tema “A fonoaudiologia a serviço da excelência no aquecimento e condicionamento vocal de cantores: caminhos práticos”.
Masterclass
A programação no período da tarde será comandada pelo vocal coach e fonoaudiólogo André Barroso, considerado um dos maiores nomes do Belting Contemporâneo do Brasil. Ele vai conduzir uma masterclass com o tema “O Belting como ferramenta para agudos e potência vocal”. O investimento é de R$100 por pessoa, com direito à inscrição e certificado.
Show musical
À noite a programação terá início às 19 horas, com a abertura da temporada 2024 do programa “Em Voz, uma jornada de saberes vocais”, que pela primeira vez será gravado com a participação presencial de plateia. O programa é conduzido pela cantora Elaine Rowena, um dos nomes mais conhecidos na cena artística cultural no Espírito Santo.
Em seguida, Elaine Rowena subirá ao palco ao lado dos músicos Daniel Moreira e Gerlin Junior, com quem forma o Mawé trio, para apresentar o show “Retratos Musicais”, destacando a música brasileira, em releituras e fusões com arranjos sofisticados, destacando a riqueza e a beleza da diversificação. Em cena, os artistas vão fazer um passeio em vários modos e técnicas vocais.