Geral

Instituto Ponte abre processo seletivo para 2023 no dia primeiro de março

Alunos de todo o Brasil, interessados em participar do processo seletivo do Instituo Ponte (IP) já podem se preparar. As inscrições serão abertas no dia primeiro de março, mas aqueles que estiverem dentro dos requisitos solicitados (ver abaixo) já podem acessar ao site e fazer uma pré-inscrição.

De acordo com a fundadora e presidente da entidade, Bartira Almeida, a seleção visa o provimento de 40 vagas, mas a decisão final ficará a cargo do IP que se compromete selecionar alunos com o perfil adequado.

Com alunos em 42 municípios capixabas e cinco Estados (Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais), o IP atendeu, no ano passado, a 230 estudantes. Para 2023, a meta é aumentar para 270. “Queremos seguir expandindo nosso atendimento e trabalhando com o propósito de sermos a ponte para a ascensão social em uma geração, por meio da educação de qualidade, para esses jovens em vulnerabilidade social”, explica Bartira. Em 2022, o IP foi eleito pela quinta vez consecutiva a única ONG do Espírito Santo entre as 100 melhores do Brasil.

Requisitos para ser aluno do IP:

  • Ser estudante de qualquer escola pública (rede municipal, estadual ou federal) ou bolsista de escolas particulares (bolsa de 100%);
  • Ter idade entre 11 e 17 anos, a serem completados no ano letivo a que se refere esse regulamento de 2023.
  • Estar cursando, em 2023, o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; 1ª ou 2ª série do ensino Médio;
  • Ter nota nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa acima de 80%; assiduidade nas aulas acima de 90%;
  • Ter renda inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo e meio por membro familiar;
  • Ser morador de qualquer região brasileira, capital ou interiorana.

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 21 de julho. Todas as etapas e o regulamento completo estão disponíveis no link https://www.institutoponte.org.br/selecao-de-alunos/#processo-seletivo.

Leia também