Além de contribuir diretamente para a construção social das crianças, acolher com afeto na primeira infância estimula o surgimento de diversas capacidades socioemocionais infantis, como a afetividade em cada criança
A ida à escola é uma atividade que voltou a fazer parte da rotina das crianças e a mudança nos horários, assim como nos locais de seu convívio comum, pode originar sentimentos como o de apreensão e insegurança. Para que este momento de adaptação seja o mais tranquilo possível, especialmente na primeira infância, um estudo publicado pela revista científica Scielo Brasil indica que conhecer mais sobre a realidade de cada criança, especialmente seus gostos e preferências, é essencial para criar vínculos entre os educadores e as crianças.
Para que esse vínculo seja cada vez mais fortalecido, Aparecida Epichin afirma que acolher as crianças com afeto desde o primeiro dia é a melhor maneira de estar presente e vivenciar, junto com elas, todos os receios acerca da adaptação à escola.
“Dedicar às crianças momentos de escuta, dando atenção a elas, é fundamental para que a relação entre as crianças e os educadores seja criada. Assim, com afeto, acolher é a chave para que este contato cresça cada vez mais e que as crianças se sintam confortáveis e seguras em um local sem a presença de seus pais. O acolhimento afetivo é essencial para que as crianças percebam que o novo ambiente é confiável, divertido e cheio de aventuras novas para experienciar e descobrir”, comenta a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
O que acolher com afeto proporciona às crianças?
Acolher com afeto as crianças quando elas chegam à escola faz toda a diferença. É a partir deste acolhimento que as crianças começam a se familiarizar com o ambiente, com os educadores e com os colegas, que mais tarde serão seus amigos. Além disso, Aparecida menciona que acolher com afeto é importante para incentivar a afetividade nas próprias crianças, e que isso pode acontecer por meio de brincadeiras – que influenciam o surgimento de diversas capacidades socioemocionais infantis, como a interação e a empatia, e estimulam a aprendizagem infantil.
“Neste cenário, as brincadeiras são essenciais para contribuir, diretamente, com o desenvolvimento das áreas física, social, mental, intelectual, emocional e afetiva das crianças. É a partir do brincar que muitas emoções, especialmente a afetividade, despertam nas crianças e promovem a criação e a exploração de novos mundos, hábitos e habilidades dentro da escola”, explica Aparecida.