Esporte

Hugo Cibien Conquista Pódio na Copa Truck 2025 em Campo Grande

Mesmo com um fim de semana difícil, piloto capixaba soma bons pontos logo na primeira etapa

O piloto capixaba Hugo Cibien iniciou sua jornada na Copa Truck 2025 com o pé direito, conquistando um lugar no pódio na etapa de Campo Grande, MS, após um fim de semana repleto de desafios. Com pouca experiência no Autódromo Internacional de Campo Grande, Cibien enfrentou obstáculos, mas conseguiu superar as dificuldades e garantir um 4º lugar na segunda corrida do evento, o que lhe garantiu uma posição no pódio.

A preparação para a etapa de Campo Grande foi tudo menos tranquila. Durante o primeiro treino livre, o radiador do caminhão Volvo de Cibien foi danificado por uma peça que caiu do caminhão de um concorrente. Esse incidente impediu o piloto de fazer qualquer volta rápida, já que a equipe teve que fazer reparos no veículo. No segundo treino livre, o capixaba sequer foi para a pista, enquanto tentava acertar os freios. No terceiro e último treino, Cibien conseguiu dar apenas seis voltas rápidas, mas a coleção do caminhão suportou, gerando mais um contratempo.

Apesar de todos esses desafios, no sábado, Hugo Cibien e sua equipe conseguiram colocar o Volvo número 92 da Vannucci Racing em 5º lugar no grid de largada, após uma volta rápida em cada sessão de classificação (Qualifying e Top Qualifying).

No domingo de corridas, a tensão não diminui. Durante a volta de apresentação para a primeira corrida, o painel de informações do caminhão apagou, colocando o piloto em uma situação delicada. “Ficar sem as informações dentro do cockpit é um problema em qualquer categoria, mas na Copa Truck, onde é preciso respeitar o limite de velocidade no radar, isso se torna dramático”, explica Cibien. Sem as informações do painel, ele teve que ajustar a velocidade com o auxílio da equipe via rádio. “No início da corrida, isso foi bem tenso e me atrapalhou bastante, porque eu estava ouvindo muito abaixo do limite no radar. Fui acertando pelo rádio com a equipe o limite de velocidade, e ao longo das corridas já consegui passar próximo ao limite sem queimar o radar”, completou o piloto.

A competição estava acirrada. Na primeira corrida, o piloto Nic Giaffone, que venceu a segunda corrida do Super Truck Elite, disputou a liderança com Pedro Perdoncini, que acabou conquistando a vitória. Porém, Giaffone foi punido com 20 segundos após ultrapassar o limite de velocidade no radar, mostrando o quão difícil é esse controle.

Na segunda corrida, com os selecionados de grid invertidos para as oito primeiras posições, Cibien largou em 5º e conseguiu subir uma posição, terminando em 4º lugar e conquistando seu primeiro pódio da temporada. “Por tudo que foi o fim de semana, pista desconhecida, quebra logo no primeiro treino, pouquíssimas voltas para acertar o caminhão, poupando equipamento na classificação, temos o direito de projetar que, nos fins de semana que as coisas funcionamem, vamos brigar pelo top 3”, afirmou Hugo Cibien.

Leia também