Casagrande Anuncia Repasse de Recursos para Planos Municipais de Adaptação às Mudanças Climáticas durante COP29
Em sua participação na COP29, na manha desta quarta-feira (13), que ocorre em Baku, Azerbaijão, o governador Renato Casagrande anunciou o repasse de recursos para a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação às Mudanças Climáticas para os 78 municípios do Espírito Santo. O investimento será feito por meio do Fundo Cidades e visa fortalecer a resiliência dos municípios capixabas frente aos impactos das mudanças climáticas, como chuvas intensas e secas prolongadas.
O projeto de apoio aos municípios na elaboração dos planos será coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Já os planos serão desenvolvidos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do projeto Adapta Cidades. Este projeto federal foi criado com o propósito de apoiar as cidades brasileiras na elaboração de instrumentos que respondam aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
“Estamos dando um passo importante no fortalecimento da adaptação climática no Espírito Santo. Cada município poderá identificar suas vulnerabilidades e elaborar um plano de adaptação específico, com investimentos e obras que tornem as cidades mais resilientes. Essa união de esforços entre o governo estadual e os municípios é o que vai garantir que o Espírito Santo se torne cada vez mais um exemplo no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou Casagrande.
O anúncio inclui o repasse de R$ 500 mil para cada município, com um total de R$ 39 milhões a serem investidos na elaboração dos planos até 2025. O valor será suficiente para que as prefeituras desenvolvam diagnósticos detalhados das suas vulnerabilidades climáticas e definam as ações prioritárias para enfrentá-las.
Em sua fala, Casagrande destacou que o Espírito Santo já conta com o Plano Estadual de Neutralidade de Carbono, lançado no ano passado, e que, em 2025, o Plano Estadual de Adaptação também estará finalizado. Durante a conferência, foi apresentada a primeira versão deste plano estadual, que visa articular ações coordenadas para lidar com os impactos climáticos em todo o estado. “Essa integração entre os planos municipais e o estadual é essencial para uma resposta mais eficaz e coordenada às mudanças climáticas”, completou o governador.
Além do apoio financeiro aos municípios, o governador aproveitou a oportunidade para discutir parcerias com organizações internacionais, como o Banco Mundial, e o apoio do BNDES para o desenvolvimento do Fundo Clima Capixaba, uma iniciativa que visa apoiar a adaptação climática por meio de investimentos em projetos de sustentabilidade.
O governador também reforçou a importância de políticas integradas para a preservação dos recursos hídricos, fundamentais para garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável das cidades capixabas. Essa medida, junto com as ações do governo estadual, reafirma o compromisso do Espírito Santo com a sustentabilidade, a neutralidade de carbono e o fortalecimento da resiliência climática.