Geral

Game Master DEVS reunirá desenvolvedores e amantes de jogos de tabuleiro

Desenvolvedores, curiosos e aficcionados por jogos de tabuleiro têm encontro marcado no dia 16 de março no Game Master DEVS. Vai ser das 9h às 19h no Masterplace Mall. Atualmente em sua 45ª edição, o Game Master pela primeira vez faz um evento dedicado a novos jogos e convida desenvolvedores e designers de jogos de tabuleiro premiados para contar sobre suas criações.

O evento terá a participação dos designers André Negrão, desenvolvedor de “O Bom do Videogame”, que será lançado mundiamente pela Days of Wonder; e Jefferson Pimentel, que junto com Bruno Sathler, é o nome por trás de “For the Quest” e “Herança de Cthulhu”. “Eles são responsáveis pela criação do jogo ‘For The Quest’, que bateu o recorde de maior arrecadação de um financiamento coletivo do gênero no Brasil. Isso mostra o potencial que o Espírito Santo tem nesse ramo”, ressalta Lucas de Tassis, um dos organizadores do Game Master DEVS.

O evento tem o objetivo de apresentar ao público jogos de tabuleiro diferenciados dos que se jogavam antigamente. “O convite é para que venham todos. Nossa expectativa é receber de crianças a adultos. É para toda a familia”, diz.

”Nossa ideia é incentivar o pessoal a tirar a ideia da gaveta e pôr na mesa para a galera testar, receber o feedback dos jogadores e trocar uma ideia com o pessoal mais experiente na área de desenvolvimento de jogos”, resume Luiz Fernando Tom.

O Game Master DEVS terá jogos em desenvolvimento e Tom cita sua produção, a primeira em tabuleiro após ter desenvolvido jogos digitais. O jogo chama “Projeto:A.R.E.N.A” e coloca os jogadores em uma arena de combate  inspirada nos jogos de tiro de computador das décadas de 1990 e 2000.

Lucas de Tassis, também está desenvolvendo um jogo que tem o nome provisório de “Nova Gênesis”. “É um game projetado para 2 jogadores e tem como tema uma história de conquista de territórios após a 3ª guerra mundial, terá como instrumentos um baralho e a rolagem de dados, além, é claro, da estratégia de cada jogador”, explica.

Para os organizadores do Game Master, o diferencial do projeto é convidar a conhecer novos jogos. Jogos como War e Banco Imobiliário, por exemplo, só fazem sucesso até a pessoa se informar sobre novos jogos existentes. Quem gosta de jogos de tabuleiro e conhece outras propostas percebe que esses jogos são ultrapassados e que neles a sorte controla o jogo”, acredita Lucas de Tassis.

“Os jogos mudaram de uma forma considerável nos últimos anos e atualmente há jogos com diversas mecânicas, temas e variedade de jogadores. Alguns são competitivos, outros cooperativos onde todos devem agir juntos para derrotar o tabuleiro, e outros ainda usam aplicativos para ajudar no enredo”, conta ele.

Leia também