Formemus abre portas para jovens da periferia e do interior capixaba entrarem no mercado da música
Projeto “Conexão Periferia & Interior” vai selecionar 20 talentos para vivência gratuita no maior evento musical do ES; inscrições até 28 de julho
Uma oportunidade para transformar talento em carreira. É isso que o projeto Conexão Periferia & Interior, do Formemus 2025, está oferecendo a jovens capixabas com relação direta à música. A iniciativa vai selecionar 20 participantes, entre 16 e 29 anos, moradores de regiões periféricas da Grande Vitória e do interior do Espírito Santo, para uma imersão completa no maior evento do setor musical no Estado, com acesso gratuito à programação, bolsa auxílio e muitas conexões com o mercado.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 28 de julho de 2025, pelo site oficial: www.formemus.com.br.
A ação busca identificar e apoiar jovens protagonistas em suas comunidades que desejam dar os primeiros passos rumo à profissionalização artística — seja como músicos, produtores, técnicos ou estudantes. Mais do que participar de shows e oficinas, os selecionados viverão uma experiência estratégica, com direito a formação, troca com grandes nomes da música brasileira e apoio financeiro, incluindo alimentação, transporte, hospedagem (para quem vem do interior) e uma bolsa de R$ 300.
De acordo com Daniel Morelo, idealizador do Formemus, o projeto vai além de uma ação de inclusão: “Trata-se de abrir as portas para novas vozes e narrativas que vêm das margens e que muitas vezes não encontram acesso ao mercado. Acreditamos no potencial transformador da arte e queremos que jovens talentos capixabas se reconheçam como protagonistas no setor musical nacional”.
O critério de seleção considera a localização geográfica, faixa etária, realidade social, motivações e histórico de atuação com música. A ideia é promover diversidade, equidade e representatividade, sem qualquer discriminação de gênero, estilo ou origem.
Reconhecido nacionalmente, o Formemus é um evento que reúne artistas, produtores, selos, programadores culturais, festivais e empresas do setor em quatro dias intensos de atividades. A edição 2025 acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória.
Com uma programação que inclui shows, rodadas de negócios, oficinas, painéis, encontros e trocas, o festival tem como missão fortalecer a cadeia produtiva da música, criar oportunidades e descentralizar o acesso à profissionalização cultural no Brasil.
Realizado pela MM Projetos Culturais e o Ministério da Cultura, com patrocínio master da Petrobras via Lei Rouanet, o Formemus se firma como um espaço democrático de articulação, aprendizado e visibilidade para quem vive ou deseja viver da música.
Crédito da foto é Formemus/Divulgação