Governador em Exercício, Ricardo Ferraço, Destaca Potencial da Cafeicultura Capixaba Durante Assembleia da Cooabriel
O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, participou na manhã desta sexta-feira (21) da assembleia geral ordinária da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), maior cooperativa de café conilon do Brasil, localizada no município de São Gabriel da Palha. Durante o evento, Ferraço destacou a importância do setor cafeeiro para a economia capixaba e compartilhou suas impressões sobre a recente missão técnica realizada no Vietnã.
Em sua fala, o governador abordou os aprendizados adquiridos durante a missão “Vietnã Coffee Experience”, que levou uma comitiva capixaba ao maior produtor mundial de café canéfora. Ferraço compartilhou com os participantes da assembleia suas impressões sobre o sistema de produção do país asiático, comparando-o com a realidade capixaba.
“Estive no Vietnã em uma missão, juntamente com comerciantes e produtores rurais, para conhecer o sistema de produção, pois eles são os maiores produtores do mundo. Se o Espírito Santo fosse um país, só perderíamos para o Vietnã. Mas, depois de tudo que vi, tenho a confiança em dizer que nós estamos no caminho certo e muito à frente. Estamos em um grau de evolução maravilhoso”, afirmou Ferraço.
O Espírito Santo, responsável por 75% da produção nacional de café Conilon, figura como o maior produtor desse tipo de café no Brasil, com uma qualidade reconhecida no mercado global. A comitiva capixaba, durante a missão ao Vietnã, teve a oportunidade de conhecer a produção, o estoque e a logística do maior produtor de café canéfora do mundo, além de entender melhor o modelo de negócios do país, que concentra cerca de 600 mil produtores.
Ferraço ainda destacou as diferenças entre o modelo de produção no Vietnã e no Espírito Santo, enfatizando o trabalho das instituições capixabas que garantem a qualidade superior do café produzido no Estado. “O Vietnã tem 600 mil produtores, enquanto nós temos aproximadamente 10% disso. Só que nossas lavouras são mais produtivas e com muito mais qualidade. Lá, a terra pertence ao governo, não há propriedade privada, o que limita o crescimento. No Espírito Santo, o trabalho do Governo do Estado, do Incaper, da Cooabriel e das cooperativas garante que o Café Conilon capixaba seja imbatível”, explicou o governador.
A Cooabriel foi destacada como um exemplo de sucesso no setor cafeeiro, não apenas por sua posição de liderança, mas também pela excelência em gestão e governança. Recentemente premiada por suas boas práticas, a cooperativa tem sido um pilar fundamental para os cafeicultores capixabas. “Ver uma assembleia como esta é um grande aprendizado, principalmente pela transparência e defesa dos interesses dos cooperados. No ano passado, a Cooabriel gerou mais de R$ 100 milhões em ICMS, recursos esses que podemos aplicar em diversas políticas públicas para o Estado”, observou Ferraço.
Em outro momento, o governador anunciou o lançamento da Operação Colheita 2025, que ocorrerá na próxima semana. A operação visa aumentar a segurança nas regiões produtoras, especialmente nas áreas de grande circulação de pessoas e mercadorias, durante o período de colheita do café. “Vamos reforçar o efetivo e as patrulhas rurais. A Operação Colheita 2025 é uma resposta clara a quem pretende cometer crimes nessa região. Estamos comprometidos em garantir a segurança dos nossos produtores nesse momento tão importante da colheita do café”, afirmou.
Além do governador em exercício, participaram da assembleia o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello; a deputada estadual Raquel Lessa; os secretários de Estado Enio Bergoli (Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca) e Guerino Balestrassi (Recuperação do Rio Doce); e o prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha.
Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES