Lugar de grande circulação de pessoas, as feiras livres foram escolhidas pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), da Secretaria de Saúde, como pontos estratégicos para orientações de informações sobre o combate ao Aedes aegypti – o mosquito da dengue. E nesta quinta-feira (9), a equipe estará na Feira da Glória distribuindo o checklist de prevenção aos munícipes e feirantes, a partir das 9h.
O checklist contém os itens a serem verificados na rotina de vistoria dos quintais e também dentro das residências, visando eliminar os locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, como vasos de plantas e caixas d’água. “É uma ação de conscientização, afinal, quanto mais pessoas estiverem mobilizadas, mais eficaz será o controle da doença”, explica a coordenadora do PESMS, Mônica Assunção.
A feira de Cobilândia foi visitada esta semana. Dados do último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde de Vila Velha apontam que a cidade registrou, neste mês de novembro, 64 casos confirmados de dengue, sem óbitos.