Museu do Videogame Itinerante chega em julho ao Shopping Praia da Costa com mais de 350 consoles de todas as gerações. Visitantes poderão jogar os maiores clássicos e ainda curtir o palco de dança, participar de torneios, concurso de cosplay, simuladores de corrida, espaço PlayStation VR e muito mais
Em 2022, os videogames completaram 50 anos de vida. Em 1972, o engenheiro alemão, naturalizado norte-americano, Ralph Baer, lançava o Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de videogame do mundo. Agora você já imaginou poder conhecer e jogar nos videogames que passaram por essas cinco décadas de evolução? De 01 a 16 de julho, os capixabas terão essa oportunidade no Museu do Videogame Itinerante, uma exposição que já fez sucesso por todo o Brasil e chega pela primeira vez ao Espírito Santo no Shopping Praia da Costa.
Com entrada totalmente gratuita e aberta ao público, serão mais de 350 consoles de todas as gerações em exposição, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de palco de dança, simuladores de corrida, concurso de cosplay, encontro k-pop, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch.
O Museu do Videogame
Uma super estrutura será montada no Shopping Praia da Costa que ficará na Praça de Eventos do mall no Piso L1 e funcionará todos os dias, sendo que as atrações com interações terão horários de funcionamento pré-definidos. Marcus Aguiar, o gerente de marketing do centro de compras, destaca que a expectativa é de receber um grande público, com visitantes de todo o ES. “Estamos muito animados em poder trazer para os capixabas uma atração tão interessante, que é um sucesso até internacional. Queremos movimentar as férias de julho com uma opção de entretenimento gratuita para todos os públicos, idades, e famílias se divertirem todos juntos e, o melhor, pela primeira vez no estado”, destaca.
A exposição é totalmente interativa e resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); entre muitos outros.
Um dos diferenciais do Museu do