Geral

Exposição gratuita que resgata 50 anos de história dos videogames pela primeira vez no Espírito Santo

Museu do Videogame Itinerante chega em julho ao Shopping Praia da Costa com mais de 350 consoles de todas as gerações. Visitantes poderão jogar os maiores clássicos e ainda curtir o palco de dança, participar de torneios, concurso de cosplay, simuladores de corrida, espaço PlayStation VR e muito mais 

Em 2022, os videogames completaram 50 anos de vida. Em 1972, o engenheiro alemão, naturalizado norte-americano, Ralph Baer, lançava o Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de videogame do mundo. Agora você já imaginou poder conhecer e jogar nos videogames que passaram por essas cinco décadas de evolução? De 01 a 16 de julho, os capixabas terão essa oportunidade no Museu do Videogame Itinerante, uma exposição que já fez sucesso por todo o Brasil e chega pela primeira vez ao Espírito Santo no Shopping Praia da Costa. 

Com entrada totalmente gratuita e aberta ao público, serão mais de 350 consoles de todas as gerações em exposição, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de palco de dança, simuladores de corrida, concurso de cosplay, encontro k-pop, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch. 

Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano e já passou por 18 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

Uma super estrutura será montada no Shopping Praia da Costa que ficará na Praça de Eventos do mall no Piso L1 e funcionará todos os dias, sendo que as atrações com interações terão horários de funcionamento pré-definidos. Marcus Aguiar, o gerente de marketing do centro de compras, destaca que a expectativa é de receber um grande público, com visitantes de todo o ES. “Estamos muito animados em poder trazer para os capixabas uma atração tão interessante, que é um sucesso até internacional. Queremos movimentar as férias de julho com uma opção de entretenimento gratuita para todos os públicos, idades, e famílias se divertirem todos juntos e, o melhor, pela primeira vez no estado”, destaca.

A exposição é totalmente interativa e resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); entre muitos outros.

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo e muitos outros. E mais do que as ilhas de antigos, o evento também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5, Microsoft Xbox Series e Nintendo Switch. Além disso, é possível pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos como se estivesse em tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation, com o VR.

Leia também