Agricultura

ES terá encontro global sobre sustentabilidade na cafeicultura durante a FICC

ES receberá líderes globais do café sustentável durante a Feira Internacional do Café Conilon

O Espírito Santo se prepara para receber algumas das principais lideranças nacionais e internacionais da cafeicultura sustentável durante o Coffee Sustainable Weekend Jaguaré 2025, que acontecerá no dia 29 de novembro, em Jaguaré. O encontro integra a programação da Feira Internacional do Café Conilon (FICC), marcada para os dias 27 a 29 de novembro, no Parque de Exposições Alfeu Sossai, e promete colocar o Estado no centro das discussões globais sobre inovação, mercados e sustentabilidade.

Promovido pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), o Coffee Sustainable Weekend chega como uma vitrine de tendências e debates essenciais para o futuro da produção de café. A sustentabilidade, cada vez mais determinante no comportamento dos mercados, será o foco das discussões — desde as demandas dos consumidores até as exigências internacionais de comprovação de origem, preservação ambiental e respeito às condições de trabalho.

“Hoje, empresas e consumidores valorizam produtos com comprovação de origem sustentável, livres de desmatamento e produzidos com respeito ao trabalho decente e à preservação dos recursos naturais”, destaca o secretário executivo do CCCV, Sandro Rodrigues. Ele lembra que os exportadores capixabas estão ampliando a adoção de programas de sustentabilidade, o que tem gerado valorização do produto no mercado internacional. “Em 2024, uma empresa associada ao CCCV movimentou cerca de 3 milhões de sacas de cafés de origens sustentáveis, um salto expressivo, consolidando o Espírito Santo como referência nesse segmento”, completa.

Entre as instituições já confirmadas no evento estão OFI, Volcafé, Louis Dreyfus, COFCO, Nestlé, ES Gás e a Secretaria de Agricultura do Espírito Santo (Seag), além de outras organizações que são referência em sustentabilidade e comércio global. O encontro reforça o slogan Cafeicultura Sustentável, Negócios Duradouros, que traduz o compromisso de toda a cadeia produtiva com um modelo eficiente, ético e voltado para o futuro.

Para o curador da FICC, Marcus Magalhães, o Coffee Sustainable Weekend cumpre a missão central da feira: preparar o produtor capixaba para um mercado global cada vez mais exigente. “É um espaço onde o produtor entende as novas exigências do mercado e se posiciona com mais valor e competitividade. A FICC consolida nossa liderança na cafeicultura e abre caminhos para um futuro mais sustentável e inovador”, afirma.

O Coffee Sustainable Weekend Jaguaré 2025 é uma realização do CCCV, em parceria com a FICC, e já integra o calendário agrícola capixaba. O evento percorre municípios produtores do Estado levando conhecimento, capacitação e incentivo às boas práticas de sustentabilidade na cafeicultura.

A Feira Internacional do Café Conilon (FICC) deve reunir entre 20 e 30 mil visitantes, além de mais de 80 expositores, em uma programação gratuita que soma 20 horas de atividades. Serão 14 painéis e palestras, workshops, concursos, visitas técnicas e apresentações culturais.

Líder nacional na produção de conilon, o Espírito Santo responde por 70% de todo o café conilon do Brasil, com cerca de 49 mil propriedades rurais dedicadas ao cultivo, segundo o Incaper.

A FICC é uma realização da Adetur, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré, com patrocínio do Banestes e apoio governamental da Aderes, Setur, Secti, Seag e Governo do Estado. O evento também conta com apoio institucional de Senac Fecomércio, FAES Senar Sindicatos, Sistema OCB, ABIC, ABICS, CNC, CCCV, Cecafé, Sincafé, SindCafé, Somos Coop, Sistema OCB e SCCES.

Leia também