De um case de sucesso capixaba à marca internacionalmente premiada do Vale dos Vinhedos — que acaba de chegar com exclusividade ao ES —, conheça as histórias de mulheres que vêm transformando o mercado vitivinícola
Mais do que uma bebida, o vinho carrega história, cultura, sensibilidade e técnica. Ele traduz um ritual de aromas, sabores e experiências que celebram o prazer de viver o momento. Por muito tempo, esse universo foi dominado por homens, mas essa realidade está mudando: mulheres ocupam hoje posições de destaque como sommelières, enólogas, produtoras e empreendedoras, imprimindo inovação e um olhar único ao setor.
No Brasil, essa transformação é expressiva: cerca de 40% dos profissionais enólogos são mulheres — um índice quase três vezes maior do que em países com longa tradição vitivinícola, como a Itália. Esse avanço é sentido também no Espírito Santo, onde iniciativas femininas fomentam o mercado e valorizam rótulos nacionais.
Um exemplo local é a Carpe Diem Vinhos, criada por Roberta Girelli e Tatiana Puppim. Há cerca de 10 anos, Roberta foi convidada para atuar como embaixadora da Wine Eventos. Embora fosse apaixonada por cervejas e não consumisse vinho, aceitou o desafio. Começou uma imersão autodidata, fez cursos, estudou e, aproveitando sua experiência como cerimonialista, se tornou referência para noivas em busca dos melhores rótulos para suas celebrações.
Foi nesse contexto que ela se aproximou de Tatiana Puppim, profissional com sólida trajetória no setor — ex-gerente do maior e-commerce de vinhos do Brasil, a Wine, e sommelière certificada pelo WSET, de Londres. Tatiana estimulou Roberta a estruturar estratégias de vendas, ajudando a impulsionar sua atuação no mercado capixaba e nacional. Dessa amizade e sinergia profissional, nasceu a Carpe Diem Vinhos, que há três anos transforma a experiência de degustar em momentos de apreciação e memórias.
“Comecei do zero, sem entender nada de vinhos. Ainda tenho muito a aprender, mas com estudos e dedicação, sigo me aprofundando naquilo que estou falando e vendendo”, conta Roberta.
Hoje, além de vender vinhos por assinatura e curadoria, a Carpe Diem organiza experiências personalizadas: eventos para empresas, confrarias, jantares harmonizados, degustações às cegas, viagens, presentes personalizados e mais. Seu portfólio já inclui mais de 40 vinícolas de altíssimo padrão e mais de mil rótulos.