Entretenimento

Em reality show, MC Bin Laden garante que vencer a depressão foi a coisa mais difícil da sua vida

O assunto saúde mental voltou à pauta no Big Brother Brasil, desta vez com a afirmação do MC Bin Laden de que vencer a depressão foi a coisa mais difícil da sua vida. Especialista em Neurociência e em comportamento humano, Caio Fontes afirma que um assunto dessa importância ser levantado em um programa de grande audiência é muito relevante, pois desperta no público o interesse nos cuidados com a mente.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) revelam que 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o país com maior prevalência desta doença na América Latina. “Os números são alarmantes e preocupam. E não existe uma faixa etária específica ou condição social, qualquer pessoa pode desenvolver depressão, inclusive aquelas sem histórico familiar do transtorno”, declara Caio Fontes.

Caio Fontes é especialista em Neurociência e em comportamento humano

 

Caio Fontes, que é fundador do Instituto Caio Fontes, especialista no tratamento da depressão, ansiedade e TDAH, afirma que vencer esses transtornos é uma batalha árdua. A depressão, segundo ele, provoca, entre outros sintomas, a tristeza, baixa-estima e oscilação de humor. “Mas há também pessoas que são acometidas da doença mas não apresentam sintomas”, esclarece o especialista.

O especialista explica que adotar alguns hábitos e comportamentos são aliados importantes na prevenção da depressão, como cuidados com a alimentação, com o sono, além da inclusão de atividades físicas na rotina. “É fundamental também tirar um tempo para fazer o que te dá felicidade, como ler um bom livro ou fazer uma viagem e buscar auxílio com um profissional em saúde mental”, orienta Caio Fontes.

Leia também