No dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e o mês de dezembro também é conhecido pela campanha ‘Dezembro Vermelho’, onde ocorre a mobilização nacional na luta contra outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A campanha do dezembro vermelho tem o intuito de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
A cirurgiã-dentista Marlei Bonella explica que pessoas que têm o vírus do HIV precisam ter uma higiene bucal rigorosa, por conta de infecções. “É preciso cuidados e consultas odontológicas regulares para que a saúde bucal seja mantida.
“Como estes pacientes tem uma doença caracterizada pela imunodeficiência, apresentam na maioria das vezes o sistema de defesa do organismo comprometido, ou seja, o paciente está mais predisposto a inflamações gengivais, aftas e herpes, explica Marlei.
A dentista esclarece que o tratamento com laser é muito indicado nesses casos, agindo como anti-inflamatório, acelerando a cicatrização de lesões e feridas, possibilitando melhor conforto para os pacientes.