Geral

CowParade Brasil lança edital para selecionar artistas capixabas  

Com patrocínio da Shell, a exposição levará arte e cultura às ruas de Vitória e Vila Velha; Inscrições abertas de 12 de julho a 1º de agosto a todos os artistas nascidos ou moradores do estado do Espírito Santo 

As vaquinhas coloridas e bem-humoradas da CowParade, maior evento de arte urbana do mundo, vão tomar as ruas de Vitória e Vila Velha no segundo semestre deste ano. Primeira edição do evento global no Espírito Santo, a CowParade Vitória e Vila Velha reunirá artistas, nascidos ou moradores do estado, em uma grande galeria a céu aberto. Serão selecionados 60 projetos de esculturas de vaca, customizadas com diferentes linguagens artísticas, como pintura, colagem, grafite, entre outras, além de acessórios ou adereços inusitados. As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 de julho e 1º de agosto pelo site www.cowparade.com.br

A CowParade, exposição que rodou mais de 80 cidades, em 33 países, e foi vista por 250 milhões de pessoas no mundo, nasceu na Suíça, com o propósito de democratizar o acesso à arte e à cultura. Em 13 edições realizadas no Brasil, desde 2005, já passou pelas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia. Ao longo desse período, destinou mais de R$ 7 milhões para ONGs e instituições sociais brasileiras.

Com realização da Toptrends, empresa considerada pioneira e referência em eventos de arte urbana e detentora dos direitos exclusivos da exposição no Brasil, a CowParade Vitória e Vila Velha conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.

 “Temos muito orgulho em inserir as cidades de Vitória e Vila Velha no calendário internacional da CowParade. Além de fortalecer a produção artística local, revelar novos talentos e valorizar a rica cultura capixaba, a CowParade Vitória vai transformar ruas e parques em espaços expositivos acessíveis a todos, incentivando o turismo pelos principais pontos turísticos da região”, comenta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends. Como parte do seu legado, ao final da exposição, também será promovido um leilão beneficente das obras em prol de entidades sociais capixabas, que atuam nas áreas de educação, saúde e assistência social.

A primeira vaquinha capixaba foi pintada ao vivo, nesta quarta-feira, dia 12, durante o evento que oficializou a chegada da mostra às cidades de Vitória e Vila Velha, no Saldanha da Gama, pelo artista Starley Graffiti, fundador do coletivo FG Crew e idealizador do Festival Nacional ORIGRAFFES (Original Graffiti Espírito Santo). “Explorei a estética do graffiti de rua, com uma certa margem de improviso”, contou ele sobre sua criação.

“Na Shell, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social do país, onde operamos há 110 anos, e as iniciativas socioculturais desempenham um importante papel neste processo. A CowParade, evento global que rodou o mundo, tem o poder de colocar arte ao alcance de todos. A exposição vai transformar as ruas das cidades de Vitória e Vila Velha em espaços expositivos, promovendo inclusão social, além de valorizar a cultura e os artistas capixabas, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

Os artistas selecionados pelo Comitê Julgador, formado por especialistas em arte e história capixabas, serão contemplados com ajuda de custo e estrutura de apoio para realizar suas obras, além de contar com ampla divulgação de seus trabalhos. Ao integrar a 14ª edição da CowParade no Brasil, as intervenções artísticas também serão promovidas mundialmente através do site www.cowparade.com.br e, pelo menos uma das vacas expostas na edição de Vitória, será transformada em miniatura e incluída na coleção internacional a venda pelo site www.shopcowparade.com

Sobre a Shell Brasil

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil.

A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Sobre a Toptrends

Empresa referência em projetos de arte urbana, a Toptrends nasceu em 2004 com o propósito de unir cultura, causas sociais e marcas através de ações de marketing cultural. Detentora dos direitos exclusivos de realização no Brasil da CowParade, considerada um dos maiores eventos de arte de rua do mundo, a Toptrends também contabiliza uma série de projetos de grande repercussão. Entre eles estão as exposições: Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade idealizada para a empresa Vivo; e a Big Heart Parade e a 17 ODS para um Mundo Melhor, que estão em itinerância pelas principais cidades brasileiras.

Leia também