Com a chegada de junho, mês do Orgulho LGBTQIAPN+, diversas iniciativas surgem para celebrar e promover os direitos e o respeito à diversidade sexual e de gênero. Entre elas, destaca-se a mostra “Quatro Estações Espírito Santo Diverso”, um evento que propõe reflexões sobre a produção cinematográfica capixaba contemporânea realizada por pessoas LGBTQIAPN+, abordando a diversidade sexual como temática central.
A programação faz parte do pré-evento do 31º Festival de Cinema de Vitória e ocorre entre os dias 04 e 06 de junho de 2024, no Hub ES +. Com uma agenda repleta de atividades, o evento contará com formações, exibições de filmes, debates e o lançamento de uma publicação. A mostra é realizada com recursos do Funcultura, através do Edital de Seleção de Projetos nº 015/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult). A organização fica por conta da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
O projeto “Quatro Estações: Espírito Santo Diverso” visa destacar e dar visibilidade à variedade de temas abordados pela população LGBTQIAPN+ na produção audiovisual capixaba. O evento tem como ponto de partida as Mostras Quatro Estações e Foco Capixaba, duas janelas do Festival de Cinema de Vitória que existem há quase 15 anos, dedicadas, respectivamente, a filmes com temática de diversidade sexual e a produções do Espírito Santo.
A mostra será dividida em duas exibições, intituladas Sessão Quatro Estações. Estas sessões têm como objetivo evidenciar a diversidade de narrativas e estéticas presentes nas produções selecionadas, amplificar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIAPN+ e expressar, por meio do audiovisual, as múltiplas identidades sexuais existentes.
Serão exibidos quatro curtas-metragens produzidos no Espírito Santo a partir dos anos 2010, sempre a partir das 17h30. Na quarta-feira (05), o público poderá assistir às ficções “Inabitáveis”, de Anderson Bardot, e “Ano Passado eu Morri”, de Rodrigo de Oliveira. Já na quinta-feira (06), será a vez do episódio da websérie documental “Corpo Flor”, de Izah Candido e Wan Viana, e do documentário “Transvivo”, de Tati Franklin.
Após as exibições, a plateia terá a oportunidade de participar do bate-papo “Mesas Cenas Diversas”. Este debate oferece uma plataforma para que os realizadores possam discutir e refletir sobre os aspectos político-temáticos expressos em seus filmes. No primeiro dia de exibição, a conversa será com Anderson Bardot e Rodrigo de Oliveira, moderada pelo professor, curador e realizador Erly Vieira Jr. No segundo dia, a mestra em comunicação, roteirista e diretora Karol Mendes mediará o encontro entre Izah Candido e Tati Franklin.
A mostra “Quatro Estações Espírito Santo Diverso” promete ser um marco na celebração da diversidade sexual e de gênero, promovendo uma reflexão profunda e necessária sobre as questões LGBTQIAPN+ através da linguagem cinematográfica.