Em sua 17ª edição, o projeto apresentou 11 espetáculos com grandes nomes do teatro nacional e reafirmou seu compromisso com a democratização da cultura.
O Circuito Cultural Unimed Vitória encerrou sua temporada de 2025 com números expressivos e muito aplauso. Foram 11 apresentações de quatro peças teatrais, reunindo 7 mil espectadores ao longo do ano, no Teatro Universitário, da Ufes, em Vitória. Em sua 17ª edição, o projeto se consolida como o mais longevo do setor teatral em atividade no Espírito Santo, levando ao público produções de alta qualidade, com entrada acessível e iniciativas sociais.
Realizado pela WB Produções, o Circuito já promoveu, ao longo dos anos, mais de 100 espetáculos e impactou mais de 100 mil pessoas, entre apresentações e oficinas culturais com artistas renomados. Em 2025, o público pôde rir, se emocionar e refletir com peças de comédia, drama e teatro infantil — todas com lotação máxima e sessões extras.
“O Circuito Cultural Unimed Vitória tem o compromisso de democratizar o acesso à arte, aproximando diferentes gerações por meio da música e do teatro. Esse projeto reforça a missão da Unimed Vitória de promover o cuidado de forma ampla, que vai além da saúde, contribuindo para transformar vidas e ampliar o acesso à cultura”, afirma Milene Mello, gerente geral do Instituto Unimed Vitória.
Entre os destaques de 2025, a comédia “Avesso do Avesso”, estrelada por Heloísa Périssé e Marcelo Serrado, trouxe seis histórias de casais em situações inusitadas e divertidas. Já Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill protagonizaram “Três Mulheres Altas”, clássico de Edward Albee que retrata, com sensibilidade, as memórias e conflitos de três gerações femininas.
Outro sucesso foi “A Lista”, protagonizada por Lilia Cabral e Giulia Bertolli, mãe e filha também na vida real. A peça, criada durante a pandemia, emocionou o público ao narrar a transformação da vida de uma aposentada de Copacabana a partir da convivência com uma jovem vizinha.
O encerramento da temporada ficou por conta do musical infantil “Bituca – Milton Nascimento para Crianças”, homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira. A produção abordou temas como respeito às diferenças raciais e sociais, adoção, família e amizade, encantando o público com uma apresentação especial para crianças de escolas públicas de Vitória, Serra e Cariacica. O espetáculo também promoveu uma campanha solidária, arrecadando 2 kg de alimentos não perecíveis por ingresso gratuito.
Durante o Circuito, foram arrecadados 200 kg de alimentos, entre feijão, arroz, farinha, macarrão, fubá e sal, destinados ao Instituto Viva Vida, que apoia crianças em situação de vulnerabilidade social no Estado.
Além disso, 1.171 ingressos foram doados para mais de 15 instituições beneficentes, incluindo a Associação Vitória Down, o Instituto João XIII, o Instituto Mulheres em Ação pela Cidadania e a Associação Cultural Chegou o Que Faltava, entre outras.
O CEO da WB Produções, Wesley Telles, destacou a relevância do projeto para o cenário cultural capixaba:
“O Circuito Cultural Unimed Vitória é essencial para as artes cênicas do Espírito Santo. Trouxemos produções que circulam nacionalmente, mostrando que o Estado está inserido no circuito brasileiro de teatro. Além de gerar emprego e renda, o projeto reforça a diversidade e a inclusão. É lindo ver um público de 7 mil pessoas, apaixonado e engajado com o teatro.”
O projeto promove temporadas regulares com espetáculos de música, dança e teatro, incentivando a cultura e a formação de novas plateias. Todas as apresentações contam com intérprete de Libras na última sessão, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e pelo programa de Redirecionamento do Imposto de Renda (RIR) do Instituto Unimed Vitória, o maior programa de apoio cultural para pessoas físicas do Espírito Santo e um dos maiores do país.
Fundada em 2007 por Bruna Dornellas e Wesley Telles, a WB Produções celebra 18 anos de atuação com mais de 2 milhões de espectadores em 55 cidades brasileiras.