Investimento de R$ 3,3 milhões visa minimizar os impactos das chuvas intensas e melhorar a infraestrutura da região.
O Governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta terça-feira (11), o convênio para a realização de obras de limpeza e desassoreamento dos córregos Belmonte, Santa Marta, da Serra e do Rio Muqui do Sul, localizados no município de Mimoso do Sul, no sul do Espírito Santo. O investimento, que totaliza R$ 3,3 milhões, é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
Com a assinatura do convênio, serão realizados serviços em uma extensão de 5.719 metros, com o objetivo de promover intervenções estratégicas para evitar o acúmulo de sedimentos nos córregos e melhorar o escoamento das águas, prevenindo riscos de enchentes e deslizamentos. Essas obras têm uma importância especial, já que Mimoso do Sul foi uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a região sul capixaba no mês de março do ano passado.
Em seu discurso, o governador Casagrande lembrou que a recuperação da cidade foi um esforço conjunto entre a população e os poderes públicos, tanto estadual quanto municipal. “Foi um trabalho que envolveu toda a população e o poder público – Governo do Estado e Prefeitura – para recuperar a cidade. Essa união de esforços produziu muito bons resultados. Infelizmente, não conseguimos recuperar as vidas perdidas, mas podemos recuperar a esperança de dias melhores”, afirmou Casagrande, destacando que as obras seguem em andamento até hoje.
O governador também mencionou outras ações do Estado no processo de reconstrução da cidade. “A Agerh está fazendo estudo de barragem de regulamentação de vazão e a gente aproveita o momento para dar um passo a mais no desassoreamento do rio. Estamos desapropriando o terreno para fazer as casas populares e começar a remontar a infraestrutura. Temos feito investimentos de contenção de pedras e encostas para que o município enfrente esses desafios”, detalhou Casagrande, complementando ainda que foi firmada uma parceria com a empresa Sanepar para monitoramento das condições hidrometeorológicas da região.
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares, também participou do evento e destacou a importância do convênio. “Sabemos que as fortes chuvas têm causado desafios à infraestrutura urbana e à segurança da população. Com este investimento, estamos garantindo maior vazão e fluidez da água nos córregos e no rio, reduzindo riscos de enchentes e melhorando a qualidade de vida da população de Mimoso do Sul”, afirmou o secretário.
Marcos Soares também ressaltou que o investimento reflete o compromisso do Governo do Estado com ações preventivas e estruturantes. “Nosso objetivo é garantir que as cidades capixabas estejam mais preparadas para os desafios climáticos. O desassoreamento e a limpeza dos córregos são ações essenciais para reduzir danos causados pelas chuvas e oferecer mais segurança para a população”, enfatizou.
Além do governador e do secretário Marcos Soares, o evento contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, os deputados estaduais Dr. Bruno Rezende e Allan Ferreira, e os secretários de Estado, Vitor de Angelo (Educação), Nara Borgo (Direitos Humanos), Tyago Hoffmann (Saúde), Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo), Cynthia Grillo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), além de dirigentes de autarquias e órgãos públicos.