educação

Capixabas Embarcam em Imersão Educacional na Estônia

Uma Jornada Pela Inovação

Uma comitiva da Microkids Tecnologia Educacional, liderada pela especialista em educação tecnológica Lisalba Camargo, iniciou uma imersão de oito dias na Estônia para explorar as práticas inovadoras que colocam o país no topo dos rankings educacionais globais. Entre os dias 6 e 14 de setembro, os participantes terão a oportunidade de mergulhar no sistema educacional estoniano, conhecido por sua integração exemplar de tecnologias digitais e metodologias avançadas.

A Estônia, reconhecida mundialmente por sua liderança em educação digital, ocupa o primeiro lugar no ranking PISA entre os países ocidentais. O sistema educacional do país é notável por seu uso extensivo de plataformas online, ferramentas interativas e recursos digitais, criando ambientes de aprendizado modernos e envolventes. O objetivo da imersão é entender e adaptar essas práticas inovadoras para beneficiar os estudantes capixabas, trazendo novas perspectivas e soluções para o mercado educacional brasileiro.

Lisalba Camargo, especialista em educação tecnológica e autora da Tecnologia Microkids, lidera comitiva da empresa em imersão de 8 dias no país báltico.

“A Estônia é um verdadeiro laboratório de inovação educacional. Vivenciar o dia a dia das escolas estonianas permitirá que nossos educadores conheçam as melhores práticas e tendências em educação digital, o que inspirará o desenvolvimento de novas soluções para o Brasil”, afirmou Lisalba Camargo, que também é autora da Tecnologia Microkids.

A agenda da imersão é rica em experiências e inclui visitas a escolas, universidades, instituições governamentais e startups. Os participantes terão a oportunidade de observar de perto a integração da tecnologia e metodologias ativas no ambiente escolar, além de participar de workshops e palestras com especialistas renomados.

A imersão começa com uma visita ao Ministério de Educação e Juventude da Estônia (Harno), onde a comitiva entenderá as políticas educacionais e os desafios do país. Em seguida, será realizada uma introdução ao sistema educacional estoniano com a professora Maia Lust, especialista em tecnologias educacionais.

Nos dias seguintes, a comitiva visitará a Universidade de Tartu e a Tartu International School, onde serão apresentados métodos centrados no aluno e baseados em tecnologia. A programação inclui também visitas à Escola Tallinn Südalinna e à Escola Viimsi Gümnasium, destacando diferentes abordagens pedagógicas, como a “educação de hobbies” e competências do século XXI.

Os últimos dias da imersão serão dedicados a encontros com stakeholders, incluindo uma reunião com representantes da Prefeitura de Tallinn e uma visita à Embaixada do Brasil na capital estoniana. Além disso, a comitiva terá a chance de conhecer startups de EdTech na Estônia e trocar experiências com professores brasileiros que atuam no país.

Ao final da jornada, os participantes receberão um Certificado Internacional que atestará sua experiência em um dos ecossistemas educacionais mais avançados do mundo. As informações e práticas aprendidas durante a viagem servirão como base para a criação de novas estratégias e soluções educacionais no Brasil.

A Microkids Tecnologia Educacional acredita que esta imersão é um passo crucial para fortalecer o ecossistema educacional brasileiro e promover um futuro mais inovador e conectado para a educação.

Confira a programação detalhada:

  • Dia 1 e 2: Chegada e visita ao Ministério da Educação e Juventude (Harno). Workshop com a professora Maia Lust sobre o sistema educacional estoniano.
  • Dias 3 e 4: Visitas à Universidade de Tartu e à Tartu International School. Exploração de escolas públicas e privadas, incluindo Tallinn Südalinna e Viimsi Gümnasium.
  • Dia 5 e 6: Encontro com stakeholders na Prefeitura de Tallinn e visita à Embaixada do Brasil. Imersão em startups de EdTech e escolas locais.
  • Dia 7: Reunião com professores brasileiros na Estônia e troca de experiências.
  • Dia 8: Cerimônia de certificação e conclusão da imersão.

Leia também