Desenvolvimento econômico, educação, cidade inteligente, competitividade, segurança, infraestrutura e mobilidade urbana foram alguns dos temas abordados durante a sabatina da Ases
Foi realizada durante toda a manhã desta quinta-feira (05) a sabatina com os candidatos a prefeito da Serra da Associação dos Empresários da Serra (Ases). Essa iniciativa é parte do Projeto Diretrizes 2024, uma parceria entre a Rede Empresarial e o ES em Ação.
Para o presidente da Ases, Fabio Junger, este diálogo é de grande relevância para a comunidade empresarial e para o desenvolvimento da Serra. “A Ases é uma entidade apartidária, mas não por isso é isenta de uma discussão política, afinal representamos o empresariado local, que atualmente representa 30% do PIB de todo o Espírito Santo. Nessa sabatina, iniciativa que faz parte do calendário da associação a cada pleito eleitoral, trazemos os candidatos para discutir seus planos de governo e ações, não apenas para a ambiência empresarial, mas também queremos saber os projetos para as áreas de saúde, educação, segurança, por exemplo. Pois sabemos que o desenvolvimento de um município não pode ser realizado se não for pensado integrando todas as áreas”, explica Fabio.
O evento aconteceu na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras, e contou com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Ases. Seguindo a metodologia do Projeto Diretrizes 2024, foram identificados temas cruciais como: educação, cidade inteligente e transparente, competitividade, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e Parcerias Público Privadas (PPPs), que foram perguntados a cada um dos candidatos participantes.
Lembrando que, foram convidados todos os candidatos cujo partido político tem representatividade no Congresso Nacional. A definição da sequência da sabatina foi feita por meio de sorteio e contou com a presença dos candidatos: Weverson Meireles (PDT), Professor Roberto Carlos (PT), Audifax Barcelos (PP), Wylson Zon (Novo) e Igor Elson (PL).
O candidato Pablo Muribeca (Republicanos) declinou do convite e optou por não participar da sabatina da instituição que representa o empresariado do município.
Durante a sabatina cada candidato contou com até três minutos para sua apresentação inicial. Em seguida, foram feitas 10 perguntas para cada candidato, que teve três minutos para resposta. E ao final, cada candidato teve sete minutos para as considerações finais.
Após o diálogo com cada candidato, o presidente da Associação assinou o “Termo de Compromisso” junto ao candidato, se responsabilizando em continuar o diálogo e construção das propostas de governo.
“O grande papel dessa iniciativa é conscientizar os candidatos das pautas defendidas pelo setor produtivo e conscientizar a população da importância do debate e participação na política”, frisou Fabio Junger.