Geral

Campanha Junho Vermelho destaca importância da doação de sangue e medula óssea

Na tarde desta terça-feira (06), a Câmara Municipal da Serra sediou uma palestra de  extrema importância para conscientizar a população sobre a doação de sangue e o  cadastro no banco de medula óssea. O evento foi realizado em alusão ao “Junho  Vermelho”, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue  no Brasil. Com o tema “A Importância da Doação de Sangue e do Cadastro no Banco  de Medula Óssea”, a palestra ministrada pelo Hemoes contou com a presença dos  servidores e funcionários da Casa. 

Segundo o presidente da Câmara, Saulinho da Academia, ações como  esta são de relevância para a sociedade serrana. Ele destacou que a doação de sangue  e o cadastro no banco de medula óssea são atos de solidariedade capazes de salvar  vidas e que todos devem se engajar nessa causa nobre. 

“Sabemos da importância de ter um estoque de sangue adequado para atender às  demandas da população. Também é crucial ampliar o número de doadores de medula  óssea, uma vez que essa é uma opção de tratamento para diversas doenças graves. É  um gesto de amor ao próximo e de esperança para aqueles que precisam e, se a Casa  puder ajudar, não mediremos esforços”, afirmou Saulinho da Academia. 

Durante a palestra, a Assistente Social do Hemoes, Clemilda de Oliveira, abordou os  números alarmantes que evidenciam a necessidade contínua de doadores de sangue e  medula óssea. Ele ressaltou a importância de ampliar a conscientização da população  e incentivar a adesão a essas práticas solidárias. 

“Os estoques de sangue nem sempre são suficientes para suprir a demanda de  transfusões, principalmente em casos de emergência. Da mesma forma, o número de  doadores de medula óssea é ainda insuficiente para atender a todos que necessitam de  um transplante. É fundamental que cada um de nós se torne um agente de  transformação, doando sangue regularmente e se cadastrando no banco de medula  óssea. Assim, podemos ajudar a salvar vidas e dar esperança às pessoas que  enfrentam doenças graves”, afirmou Clemilda.

Ao final do evento, os participantes foram convidados pelo coordenador de  comunicação, Rauvany Corrêa, a se cadastrar como doadores de medula óssea e a  fazer a doação de sangue não somente nos postos de coleta disponíveis na região, mas  também durante a ação que acontecerá no auditório da Câmara no dia 30 de junho a partir das 8h30. Aqueles que quiserem participar podem fazer a inscrição clicando aqui.

Leia também