Geral

Cais das Artes: Governo anuncia retomada de obras e anuncia pacote de investimentos

Uma obra que estava parada há oito anos, a falência de empresa, uma briga judicial e gastos de mais de R$ 130 milhões, quase uma verdadeira novela, chega ao seu fim! O governador Renato Casagrande anunciou, nesta sexta-feira (14), a retomada das obras do Cais das Artes, em Vitória.

“Conseguimos resolver os problemas em torno da obra, a empresa está começando um novo acordo, um acordo inovador. Obra que será importante para área cultura, importante para o turismo. Nas próximas semanas a empresa já começa a se movimentar e de fato assumir e organizar o que falta para o Cais das Artes”, disse.

A previsão é de que a conclusão aconteça em até 30 meses a partir de agora, ou seja, até janeiro de 2026, de acordo com o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha.

“É a partir dessa assinatura de hoje, a empresa retoma a obra do Cais das Artes, que tem uma primeira fase de limpeza e de reestruturação. De recuperação do canteiro de obras e de algumas partes da edificação e num segundo momento efetivamente inicia-se a obra”, explicou.

Noronha fala da alegria da retomada das obras, uma das mais aguardadas pelos capixabas.

“Estamos muito alegres, pois foi uma batalha. A imprensa acompanhou de perto esse processo. É um equipamento muito importante para o futuro do nosso estado. Nosso desafio também, é trabalhar para reverter a negatividade em torno da obra. Será um espaço da cultura Capixaba, um espaço de intercâmbio do Espírito Santo com o mundo e esse equipamento é de um dos arquitetos mais importantes do mundo, o capixaba Paulo Mendes da Rocha”, conclui.

O anúncio foi feito  pelo governador Renato Casagrande, em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta sexta-feira (14), durante cerimônia para lançamento de um pacote de obras que vai contemplar mais de 30 municípios capixabas. O investimento é no valor de mais de R$ 1,6 bilhão e segundo o governador Renato Casagrande, o investimento maior é o de salvar vidas.

Renato Casagrande mostra como é a ciclovia da vida na Terceira Ponte. Foto: Helio Filho/Secom

“Veja como está sendo importante, a Ciclovia da Vida, ela já está salvando vidas, preservando vidas de pessoas que no desespero, de uma profunda depressão tentam tirar a própria vida. E a Ciclovia é uma barreira que possibilita que, a pessoa seja abordada e não tire a própria vida. Então, as obras têm que ter essa função de proteger, de salvar, e de dar melhoria a vida das pessoas”, finaliza Casagrande.

Os investimentos é para novas obras como: rodoviárias e as de infraestrutura em 38 municípios em todas as dez microrregiões capixabas. O anúncio da publicação dos editais de licitação e assinatura das ordens de início das obras.  As intervenções serão executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Leia também