O frango é a ave mais consumida no Brasil pelo seu alto valor nutritivo e a possibilidade de produção em larga escala. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada brasileiro costuma consumir em média 43 kg de carne de frango por ano.
“Devido a sua baixa quantidade de gordura se comparado a alguns cortes de carne vermelha e de porco, o frango é considerado uma fonte de proteína mais saudável, sendo chamado até mesmo de ‘carne magra’”, explica a Flaubenia Maria, engenheira de alimentos da Tijuca.
“Um fator que é preciso levar em consideração ao escolher o frango como fonte proteica é saber se não existe processamento do produto. Na Tijuca, por exemplo, após o frango ser abatido, higienizado e embalado, vai rapidamente para o congelamento ou resfriamento. Assim, preservando o alimento sem risco de contaminação e sem a necessidade de aditivos químicos. Garantindo um melhor valor nutricional”, explica a profissional do ramo alimentício.
Rico em proteínas
Entre os três macronutrientes existentes, carboidratos, proteínas e gorduras, a proteína é a mais saciante. A maior densidade da carne de frango, provavelmente é o que causa essa melhoria nos níveis de saciedade. As proteínas atuam diretamente também na reparação, crescimento e construção dos tecidos, constituição das células e composição dos anticorpos do sistema imunológico. Além de serem uma fonte de energia e contribuírem para a produção de fluídos corporais como o leite materno.
Fonte de creatina
O corpo humano produz naturalmente a creatina, no entanto, ela também pode ser obtida a partir de alguns alimentos e suplementos. Produzida a partir dos aminoácidos: arginina, glicina e metionina, a creatina auxilia no melhor desempenho físico, ganho de massa muscular e de força, ajuda na maior resistência dos músculos e na recuperação muscular.
Rica em selênio
O selênio é o mineral encontrado em maior quantidade e concentração na carne de frango. Além de essencial para aumentar os níveis de antioxidantes no sangue, ele também funciona como anti-inflamatória e cardioprotetora no organismo. O selênio auxilia ainda na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer, perda de peso, fortalecimento do sistema imunológico, e manter a saúde da tireoide.
Cérebro e coração mais saudáveis
A niacina, também chamada de vitamina B3, contida na carne de frango, é necessária para o bem-estar do cérebro, atuando até mesmo como uma proteção contra o Alzheimer. Já a vitamina B6, também presente no frango, auxilia o corpo a manter os níveis de homocisteína baixos. Quando os níveis desse aminoácido se encontram altos, causam danos aos vasos sanguíneos que podem resultar em problemas cardiovasculares como doença coronariana, infarto cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).