Artigo

ARTIGO – Narcisismo e Autoimagem

A Dificuldade de Perceber a Própria Falta de Clareza na Análise Crítica e suas Implicações

O Narcisismo, o amor por si mesmo e pelos demais ao redor, é um conceito que tem a propriedade de levar a pessoa a pensar errado considerando-se certa, e isso acontece pelo fato de o pensamento na mente se dar por meio imagens, com a imagem podendo ser falsa, falsidade necessária, pois mentir é permitido para se proteger e defender o corpo, como quando é preciso esconder-se para ficar protegido.

Enquanto conceito, então, o Narcisismo é um dos mais difíceis de ser apreendido, pois se vive com ele, ele é parte integrante da pessoa, ou seja, não é possível separar-se dele para pensá-lo separadamente como se fosse algo externo, como os demais conceitos.

O Narcisismo cria então um ponto cego, pois não é possível a ele ver a si mesmo, ou pensar a si mesmo, uma vez que é impossível que o pensamento não passe pelo pensamento.

Ele é mais fácil, então, de ser percebido no outro, externo a mim, e difícil de perceber em si mesmo.

Quando a pesquisadora, Élide Valarini Oliver, professora de Literatura Brasileira e Comparada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, leu a crônica “Carniceria a vapor” (1860), de Machado de Assis, ela foi ao autor que o inspirou, Comettant, no original em francês, e notou que não era uma tradução literal, e publicou o artigo, pela USP “Machado de Assis: de porcos e plágios” no qual afirma que Machado fez plágio!!

No artigo a autora tenta explicar, porém, por uma uma lógica confusa, contraditória, justamente o que demonstra, então, a dificuldade com o próprio Narcisismo.

Se o pensamento não passa pelo pensamento como o pensamento iria perceber um erro em si mesmo??

Portanto, é alguém que lê, criteriosamente, o artigo dela, que consegue perceber o erro, e jamais ela mesma, porque seu pensamento é o mesmo que defende sua autoimagem.

O desenvolvimento deste raciocínio interessa porque é por esse mesmo caminho que os familiares não vêem o autismo no qual mantém o próprio filho: por necessidade de defendê-lo, juntamente com a imagem da família, não compreendem o erro que cometem.

Adelmo Rossi: Adelmo Marcos Rossi é engenheiro civil, psicólogo e autor com experiência acadêmica e prática em psicologia e filosofia. Seu livro mais recente, “O Imortal Machado de Assis – Autor de si mesmo”, está disponível na Amazon e através das redes sociais do autor.

Leia também