A 12ª edição da ArteSanto, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, promete movimentar a Praça do Papa, em Vitória, com uma celebração do artesanato que será realizada de 13 a 22 de setembro. Este ano, o evento traz como tema “Ícones do Artesanato” e oferece uma entrada gratuita para todos os visitantes, que poderão apreciar e adquirir peças a partir de R$ 5.
Com a presença de mais de 500 artesãos de todo o Brasil, a ArteSanto é uma vitrine para as produções tradicionais do Espírito Santo, como a Panela de Barro, reconhecida como patrimônio cultural do Brasil, a confecção de casacas, bonecas de palha de milho, fuxicos, flores de concha e a famosa renda de bilros. A feira também destacará o legado ancestral das peças fabricadas pelos indígenas de Aracruz, com cestas e outros artigos culturais.
Este ano, a feira deve atrair cerca de 30 mil pessoas, com a participação confirmada de artesãos de onze Estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, além do Espírito Santo.
Uma das grandes atrações da ArteSanto 2024 será a exposição imersiva “Mãos que Contam Histórias”, com curadoria da historiadora Patrícia Merlo. A exposição será gratuita e proporcionará aos visitantes uma jornada interativa pelo desenvolvimento do artesanato como patrimônio cultural imaterial, apresentando a história e a evolução das técnicas artesanais.
Os visitantes poderão explorar uma rica variedade de materiais e produtos, desde cerâmica e tecidos até metais, pedras, produtos do mar, reciclados, sintéticos, papel, fibra natural, couro, congo e produtos indígenas. Com isso, estarão disponíveis peças de joias, roupas, bolsas, móveis, decoração para casa, redes e vasos.
A organizadora do evento, Sônia Iamonde, destaca a importância da ArteSanto para a economia e a valorização do artesanato. “Eventos como esse são cruciais para mostrar o potencial da produção artesanal em um país rico em diversidade como o Brasil. O artesanato não só valoriza técnicas tradicionais, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e beneficia milhares de famílias,” afirma Iamonde.
Além das atrações culturais e exposições, a ArteSanto terá uma programação voltada para o público infantil e diversas atrações musicais ao longo dos dias. Novidades na infraestrutura do evento incluem uma nova planta e a instalação de praças de descanso, proporcionando uma experiência mais confortável para todos os visitantes.
A ArteSanto é organizada pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e o apoio institucional da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (FEARTES) e da Confederação Brasileira dos Artesãos (CONART). A organização está a cargo da Iamonde Design de Eventos
Programação Cultural:
- 14 de setembro
- 16h – Música na Rede Coro Jovem
- 19h – Orquestra Dedilharco
- 15 de setembro
- 16h – Música na Rede Orquestra Jovem de Violões
- 17h30 – Irmãos Kyoskys (atração circense)
- 18h – Orquestra Dedilharco
- 19 de setembro
- 19h30 – Debora Fassarela
- 20 de setembro
- 19h30 – Debora Fassarela
- 21 de setembro
- 16h – Irmãos Kyoskys (atração circense)
- 22 de setembro
- 16h – Música na Rede – Banda Jovem