Cultura

Arte nas Alturas: Exposição Celebra 455 Anos do Convento da Penha

Exposição Coletiva Internacional de Arte Naif “Convento da Penha: Arte nas Alturas” Celebra 455 Anos do Monumento Histórico

Abrindo as celebrações da Festa da Penha, a galeria-store VilaZinha Espaço Artes, localizada na charmosa Prainha de Vila Velha, recebe a Exposição Coletiva Internacional de Arte Naif “Convento da Penha: Arte nas Alturas”. Curada por Ângela Gomes, a mostra traz um olhar artístico sobre o Convento da Penha, um dos monumentos históricos mais importantes do Espírito Santo, completando 455 anos de história.

A exposição será composta por 13 artistas nacionais e internacionais, com obras que vão do clássico ao naif, todas inspiradas na imponente arquitetura e no deslumbrante cenário natural do Convento da Penha. O convento, com sua construção iniciada em 1570 por Frei Pedro Palácios e finalizada em 1750, é um dos únicos exemplos de arquitetura de estilo Cidadela Medieval no Brasil. Localizado no alto da Pedra da Penha, o convento foi desde sempre um símbolo de fé e resistência, e agora, através da arte, seus 455 anos são celebrados.

Entre os artistas participantes estão nomes do Espírito Santo, Paraíba, Pará, São Paulo, Ceará, além de artistas de Portugal, México e Argentina. A diversidade de estilos e técnicas promete oferecer ao público uma rica experiência visual, com trabalhos que exploram desde a pintura naif até outras vertentes artísticas.

A abertura da exposição ocorrerá no dia 3 de abril de 2025, às 18h30, e o evento vai até o dia 31 de maio de 2025, proporcionando aos visitantes a oportunidade de admirar e se conectar com as obras em um ambiente acolhedor e intimista.

O evento é uma das atrações que marcam o início da Festa da Penha, que acontecerá de 20 a 28 de abril, um dos maiores eventos religiosos e culturais do estado, considerado a terceira maior festa mariana do Brasil.

Leia também