O Residencial Barra do Riacho está prestes a se tornar lar para 537 famílias carentes, após o sorteio das primeiras 507 unidades realizado hoje pelo prefeito Luiz Carlos Coutinho. Com expectativas elevadas, a entrega das chaves está prevista para este mês.
O prefeito Coutinho ressaltou que a definição da data de entrega está nas mãos do governo federal, através do gabinete da Presidência da República e do Ministério das Cidades. Embora a data exata ainda não seja conhecida, o prefeito expressou otimismo em relação a uma entrega ainda neste mês.
A jornada para a realização desse sonho habitacional não foi fácil. O Residencial Barra do Riacho, parte do programa Minha Casa Minha Vida, começou em 2015, com uma previsão inicial de conclusão em 2016. Após uma pausa, a Caixa Econômica Federal licitou a última etapa em 2019, enquanto o governo estadual contribuiu com pavimentação e drenagem, totalizando investimentos de R$ 39,5 milhões.
O presidente da Frente Parlamentar da Habitação, deputado estadual Fabrício Gandini, presente no sorteio, destacou a importância histórica desse momento para as famílias que esperaram por 14 anos. Ele enfatizou seu papel na interlocução com a Caixa, deputados federais e um senador para tornar esse projeto realidade.
Gandini, visivelmente emocionado, compartilhou o sofrimento das famílias ao longo dos anos e expressou sua satisfação em ver esse projeto de moradia, que é sinônimo de dignidade, finalmente se concretizar.
As próximas etapas incluem o encaminhamento dos beneficiários à Caixa para a confecção dos contratos individuais, seguida pela assinatura dos contratos em uma data a ser agendada. O Residencial Barra do Riacho não é apenas um conjunto habitacional; é um testemunho da perseverança e colaboração entre os setores público e privado na busca pela realização do direito à moradia.