A Assembleia Legislativa (Ales) inaugura frente parlamentar em apoio à economia solidária, focada em cooperação, sustentabilidade e comércio justo. Dona Antônia, uma notável na economia solidária estadual, participou de uma audiência pública que deu origem à frente, presidida pela deputada Iriny Lopes. A iniciativa visa fortalecer o movimento, desburocratizar, ampliar investimentos e facilitar o acesso ao crédito, incluindo o Fundo de Aval de Garantia ES.
O secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, destaca a importância da economia solidária como um instrumento de mudança de vida, indo além do mero exercício econômico, promovendo valores, união e uma abordagem sem competição e exclusão. O diretor-técnico da Aderes, Hugo Santos Tofoli, esclarece o conceito de comércio justo, enfatizando a luta contra exploradores e atravessadores para alcançar uma sociedade desenvolvida.
Kezia Alice dos Prazeres, conselheira nacional de Economia Solidária Parlamentar, destaca a preocupação com a vida e o compromisso com o desenvolvimento local e sustentável. A empreendedora Cristiane Mendes Ferrari compartilha sua experiência positiva ao sair do ciclo de violência doméstica através da economia solidária, agora empoderando outras mulheres em sua comunidade. O evento contou com a participação de autoridades e representantes de redes e associações.