No Dia do Psicólogo, especialistas destacam como o apoio psicológico fortalece o desempenho acadêmico e as relações na comunidade escolar
O dia 27 de agosto marca o Dia do Psicólogo, data que celebra uma das profissões mais relevantes para a saúde emocional e social do ser humano. Cada vez mais presentes em diferentes setores da sociedade, os psicólogos assumem papel central na educação, contribuindo não apenas para o aprendizado acadêmico, mas também para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Segundo o professor Rafael Valêncio, coordenador do curso de Psicologia da Estácio em Vila Velha, a atuação do psicólogo no ambiente escolar vai além do diagnóstico de dificuldades de aprendizagem. “A psicologia na escola ajuda a compreender o contexto social, as relações familiares e a maneira como o estudante percebe e vive o mundo. Aprendemos melhor aquilo que faz sentido em nossas vidas, e é nesse ponto que a psicologia dá significado ao processo educativo”, afirma.
Para Valêncio, a atuação do psicólogo escolar envolve múltiplas dimensões: clínica, psíquica e social. “Não podemos separar o indivíduo de seu contexto. É preciso considerar sua família, suas relações sociais e o modo como pensa, sente e age no mundo. O psicólogo auxilia na compreensão dessas camadas, promovendo um aprendizado mais conectado à realidade do aluno”, explica.
Entre os desafios da área, ele destaca a banalização de diagnósticos sem função pedagógica, a visão restrita da escola como espaço exclusivamente de conteúdos e a necessidade de acompanhar as mudanças tecnológicas. “O impacto do tempo de tela, das inteligências artificiais e das novas tendências digitais precisa ser considerado no desenvolvimento de crianças e adolescentes. A escola forma pessoas, e a psicologia é parceira nesse processo”, enfatiza.
No curso de Psicologia da Estácio, os alunos são preparados para lidar com diferentes situações do ambiente educacional, como bullying, ansiedade e transtornos de aprendizagem, com práticas que respeitam a diversidade cultural, social e comunitária.
O cuidado emocional como prioridade
A pedagoga e psicopedagoga Patrícia Esquerdo, coordenadora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vitória e Vila Velha, ressalta que mesmo quando não há psicólogos diretamente nas escolas, o cuidado emocional deve ser uma preocupação de toda a comunidade escolar.
“A escola precisa ser um espaço de acolhimento. O desenvolvimento emocional deve caminhar lado a lado com o aprendizado acadêmico. Fortalecer emocionalmente os alunos é compromisso de todos com uma educação mais humana, sensível e consciente”, diz Patrícia.
Segundo ela, práticas inclusivas, diálogo constante com famílias e adaptações pedagógicas bem planejadas trazem resultados concretos para a saúde mental e o desempenho escolar. “Quando o aluno se sente parte do processo educativo, seu engajamento aumenta e o desenvolvimento integral é favorecido. O sentimento de pertencimento é essencial para o sucesso escolar”, conclui.
A presença da psicologia na educação, portanto, vai além de diagnósticos e relatórios: é um investimento no bem-estar emocional e no crescimento acadêmico de crianças e adolescentes, contribuindo para formar cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida.