Produtos como máscaras para cílios, delineadores, sombras e lápis passam da data e podem causar reações alérgicas na pele ao redor dos olhos, levando a sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e irritação
Com a chegada do Carnaval, muitos cosméticos que estavam guardados voltam para o cenário da folia. Mas, ao usar maquiagens guardadas há algum tempo, os cuidados devem ser redobrados.
E a maior diferença se observa nos olhos. São neles que é recebida a maior quantidade de produtos. De acordo com a oftalmologista Liliana Nóbrega, os produtos já vencidos, contaminados ou mofados podem trazer vários malefícios à saúde, como irritações, inflamações e até doenças mais graves no globo ocular.
“Quando produtos como máscaras para cílios, delineadores, sombras e lápis passam da data podem causar reações alérgicas na pele ao redor dos olhos, levando a sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e irritação. A exposição prolongada a esses produtos pode até mesmo danificar a superfície ocular e causar inflamações mais graves”, alerta a médica.
Liliana afirma que qualquer produto que for aplicado à pele, especificamente na região dos olhos, deve ter boa procedência e é importante que seja armazenada em ambiente arejado, longe de poeira ou outros micro-organismos infecciosos.
A médica reforça que é importante não compartilhar maquiagem, pois o risco do fungo ou bactéria se proliferar é ainda maior. “Por isso é importante se atentar à validade do produto, pois ele pode ser um meio de transmissão de doenças. É necessário substitui-los constantemente”, conclui a oftalmologista,
Para finalizar, Liliana Nóbrega dá dicas importantes, “Não se deve esquecer de limpar e higienizar os pinceis e aplicadores. Lavar as mãos antes de manipular a maquiagem, evitando a transferência de micro-organismos e limpar as pálpebras e os cílios com sabonete líquido neutro também é necessário. Além disso, remover a maquiagem antes de dormir evita a obstrução dos poros e cause infecções, como hordéolo (o famoso terçol), entre outras doenças”, disse.