Geral

Prêmio Equilibrista 2025 terá nova comenda dedicada ao desenvolvimento sustentável

O Prêmio Equilibrista 2025 chega à sua 31ª edição como um dos principais reconhecimentos do meio empresarial do Estado. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), a cerimônia será realizada no dia 10 de dezembro, em Vitória, reunindo executivos, empresários e lideranças que se destacaram ao longo do ano na gestão estratégica e no desenvolvimento sócio-econômico capixaba.
Neste ano, a premiação ganha um novo capítulo com o lançamento da “Comenda Sebastião Salgado para o Desenvolvimento Sustentável”, criada para reconhecer projetos e iniciativas que promovam impacto ambiental, social e de governança alinhados aos princípios do desenvolvimento sustentável, notadamente em práticas ESG – Environmental, Social & Governance.

A comenda leva a marca do fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, mineiro de nascimento, mas formado em Economia na UFES no ES, e cuja obra é inseparável da parceria e dedicação de sua esposa, a arquiteta capixaba Lélia Wanick Salgado. Ao longo de toda a trajetória, Lélia esteve ao seu lado, contribuindo decisivamente para a construção de um legado que une arte, sensibilidade social e compromisso com o meio ambiente.

A obra do casal Salgado é referência mundial pela defesa da dignidade humana, pelos registros da realidade social e pela preservação de biomas como a Amazônia, além do trabalho realizado pelo casal no Instituto Terra, principal projeto de recuperação ecossistêmica do país, localizado em Aimorés/MG, próximo à divisa com o Estado. A criação da comenda foi devidamente autorizada pela família.

A homenagem será entregue anualmente, reconhecendo iniciativas públicas, privadas ou do terceiro setor que demonstrem resultados concretos em temas de ESG como conservação ambiental, inclusão social, fortalecimento comunitário e práticas de governança e ética.

A premiação
O Prêmio Equilibrista é uma das maiores honrarias do cenário empresarial capixaba, que reconhece a excelência, a liderança e o impacto de executivos e organizações.
Além da premiação principal, outros líderes também são reconhecidos com os prêmios de Destaque Empresarial, CFO do Ano, Ibefiano de Sucesso e Orgulho de Ser IBEF.

Segundo o presidente da instituição, Alecsandro Casassi, o prêmio mantém sua essência ao destacar a atuação de líderes que aliam visão estratégica, responsabilidade e impacto positivo. “A premiação vai além de ser uma competição. É um reconhecimento aos líderes visionários que conseguem equilibrar de forma exemplar o sucesso empresarial com o impacto positivo no Estado. Além disso, a partir deste ano, com a criação da Comenda Sebastião Salgado para o desenvolvimento sustentável, valorizamos e reconhecemos ainda mais projetos que tenham seus objetivos voltados às práticas ESG”, reforça.

As categorias
Além da escolha do Prêmio Equilibrista, a cerimônia contará com outros reconhecimentos:

Destaque Empresarial: para executivos ou empresários que promoveram inovação e resultados relevantes na economia capixaba.

CFO do Ano: voltado a profissionais do setor financeiro, incluindo participantes do CFO Connection e executivos financeiros com base de atuação no Estado do Espírito Santo.

Ibefiano de Sucesso: escolhido em votação aberta pelos Ibefianos e concedido ao associado(a) que contribuiu expressivamente para o fortalecimento institucional do IBEF-ES.

Orgulho de Ser IBEF: prêmio destinado aos primeiros colocados na criação de conteúdo técnico em finanças, economia e gestão empresarial no ranking anual de performance dos Comitês Qualificados de Conteúdo e do programa IBEF Academy do IBEF-ES, revelado durante o evento.

Leia também