Programa capixaba conquista selo da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) e fortalece compromisso com o combate à fome e ao desperdício de alimentos
O Sesc Mesa Brasil do Espírito Santo conquistou uma importante certificação nacional: a adesão oficial à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Com o novo selo de membro ativo, o programa passa a integrar uma rede que reúne 195 bancos de alimentos em todo o país, consolidando seu papel no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar.
A conquista reconhece o trabalho contínuo do Sesc Mesa Brasil ES no combate ao desperdício e na redistribuição de alimentos para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Fazer parte da RBBA é assumir um compromisso real com a diminuição do desperdício de alimentos, um dos grandes desafios globais. É unir forças em uma rede que atua pelo fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional e pela garantia do Direito Humano à Alimentação, com responsabilidade social, ambiental e nutricional. Para o Sesc Mesa Brasil do Espírito Santo, essa adesão representa uma grande conquista”, destacou Cintya Schulz, gerente de Assistência Social do Sesc-ES.
Criada em 2017 e restituída pelo Decreto nº 12.512, de 12 de junho de 2025, a RBBA tem como objetivo reduzir perdas e desperdícios de alimentos e garantir o direito humano à alimentação adequada. Em 2024, a rede arrecadou mais de 72,9 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil.
No Espírito Santo, apenas dois bancos de alimentos possuem a certificação federal: o Sesc Mesa Brasil ES e o Banco de Alimentos Cecilio Correa Cardoso, de gestão pública, localizado em Cachoeiro de Itapemirim.
Segundo Vanessa Massini, coordenadora do programa no Espírito Santo, a certificação representa mais do que um selo de qualidade:
“Ao fazer parte dessa Rede, o Sesc Mesa Brasil ES fortalece o seu compromisso com a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional da população em situação de vulnerabilidade social, atendida por meio das entidades cadastradas no programa.”
Com a adesão, o Sesc Mesa Brasil ES passa a ter acesso a metodologias, tecnologias e práticas padronizadas de coleta, triagem e distribuição de alimentos, ampliando a eficiência e o impacto das ações no estado.
Criado em 2003, o programa atua conectando empresas doadoras a entidades sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade. Além da arrecadação e distribuição de alimentos, o Mesa Brasil também realiza ações educativas em nutrição e serviço social, promovendo hábitos alimentares saudáveis e fortalecendo a gestão das instituições beneficiadas.
Supermercados, padarias, indústrias, produtores rurais, pessoas físicas e até eventos podem se tornar parceiros do programa. Ao integrar essa rede solidária, os doadores ajudam a combater o desperdício e a fome, além de fortalecer as ações de responsabilidade social e cidadania corporativa.
Com o selo da RBBA, o Sesc Mesa Brasil ES reafirma seu compromisso com a construção de um sistema alimentar mais justo, solidário e sustentável, alinhado às metas de segurança alimentar e ao direito à alimentação digna para todos.