Esporte

Corrida Solidária no Outubro Rosa

6 Horas em Movimento pela Vida: ultramaratonista capixaba corre para apoiar pacientes da Afecc

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e o Hospital Santa Rita realizam, neste sábado (27), uma ação inédita para marcar o Outubro Rosa e mobilizar a comunidade em torno da prevenção e do cuidado com a saúde. O desafio “6 Horas em Movimento pela Vida” promete emoção e solidariedade em frente à Loja da Afecc, no segundo piso do Shopping Vitória.

Das 10h às 16h, o ultramaratonista capixaba Daniel Canny correrá sem parar em uma esteira, transformando resistência e determinação em símbolos de apoio aos pacientes com câncer. Ao lado dele, uma segunda esteira ficará disponível para convidados e apoiadores, que poderão se revezar para somar passos nessa corrente solidária.

A ação também serve como aquecimento para a I Corrida Santa Rita, marcada para o dia 19 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial do Câncer de Mama. A largada será às 6h30, na Praça do Papa, com percurso de 7 km pela Beira-Mar de Vitória. Todo o valor líquido arrecadado será destinado aos programas sociais da Afecc, que garantem apoio diário a centenas de pacientes oncológicos atendidos pelo SUS no Hospital Santa Rita.

Além de estimular a prática esportiva, a mobilização busca criar uma experiência simbólica e emocionalmente marcante, unindo esporte, prevenção e solidariedade. O evento também tem como objetivo fortalecer o fluxo de visitantes na Loja da Afecc durante o Outubro Rosa, onde estão à venda produtos exclusivos da campanha – com renda revertida integralmente para os trabalhos da Associação.

Com histórico em grandes provas, Daniel Canny encara mais um desafio especial. Em novembro, o ultramaratonista disputará uma prova de 320 km sem parar, mas desta vez ele corre por uma causa que vai além do esporte.

“O melhor pace é a prevenção”, destaca a campanha. Para Canny, correr seis horas em esteira é uma forma de chamar atenção para o autocuidado e a importância da solidariedade.

“Mais do que correr, a proposta é se conectar a uma causa maior: cuidar da saúde, apoiar quem enfrenta o câncer e reforçar que cada gesto conta. Seja correndo, comprando um produto do Outubro Rosa ou simplesmente divulgando a iniciativa, todos podem contribuir”, afirma Marilucia Dalla, presidente da Afecc.

Leia também