Premiação aconteceu durante o Meeting de Líderes Industriais 2025, em Pedra Azul
Os sindicatos da indústria capixaba que se destacaram pela implementação de iniciativas inovadoras e de fortalecimento do associativismo foram reconhecidos na 2ª edição do Prêmio Boas Práticas Associativas, promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Centro de Desenvolvimento do Associativismo (CDA).
A cerimônia de entrega ocorreu no sábado (30), durante o Meeting de Líderes Industriais 2025, realizado em Pedra Azul, reunindo empresários, lideranças políticas e representantes de instituições parceiras.
O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol) conquistou o primeiro lugar com o projeto Crescer na Indústria, que promove oficinas para despertar o interesse de crianças e adolescentes pelo setor moveleiro.
Em segundo lugar ficou o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplastes), com o programa Tampinha do Bem, que transforma resíduos plásticos em recursos destinados a organizações sociais.
O Sindicato da Indústria Gráfica do Espírito Santo (Siges) garantiu o terceiro lugar com a criação do Portal Impresso no ES, plataforma digital que conecta gráficas capixabas ao mercado consumidor.
Completaram o ranking dos cinco primeiros colocados:
4º lugar – Sincongel, com o Festival Capixaba do Sorvete.
5º lugar – Sindifer, com o Prêmio de Sustentabilidade Farol do Bem.
Para o presidente da Findes, Paulo Baraona, a premiação reforça o papel estratégico das entidades sindicais.
“É gratificante acompanhar a evolução dos sindicatos traduzida em cada projeto apresentado. É muito positivo ver como as indústrias têm se reinventado e apresentado iniciativas que fortalecem o setor.”
O 1º vice-presidente da Findes, Eduardo Dalla Mura, destacou que o prêmio nasceu para valorizar o trabalho dos sindicatos e incentivar a replicação das iniciativas.
“Queremos a cada ano potencializar essas boas práticas, para que elas sirvam de inspiração e possam ser replicadas por outros sindicatos.”
Já o coordenador do CDA, André Cribari, ressaltou que o reconhecimento funciona como referência para a gestão sindical.
“Os projetos premiados podem e devem se tornar modelos para outros sindicatos, mostrando que boas práticas podem ser adaptadas e replicadas.”
O presidente do Sindimol, Lúcio Peroba, lembrou que o projeto Crescer na Indústria nasceu há quase 20 anos em parceria com a Afemol e hoje atende até 450 crianças.
A presidente do Sindiplastes, Barbara Pimental, celebrou o segundo prêmio consecutivo do sindicato e destacou o impacto socioambiental da iniciativa Tampinha do Bem.
Já a presidente do Siges, Lorena Depzzol, reforçou a importância do Portal Impresso no ES para dar visibilidade às micro e pequenas gráficas, em um setor que perdeu 50% da produção nos últimos 12 anos.