Concurso “O Quilo é Nosso” chega à 2ª edição no ES e busca o melhor self-service capixaba; saiba como participar
O Espírito Santo está pronto para eleger o melhor restaurante por quilo do estado em 2025 com a segunda edição do concurso “O Quilo é Nosso”, promovido pelo Sindbares/Abrasel-ES. A competição, que já está em sua nona edição em outras regiões do país, celebra o tradicional modelo de alimentação brasileiro e tem como tema neste ano “Saudável e natural do Brasil”.
Dividido em três fases — regionais, estaduais e nacional — o concurso reforça o orgulho pela cultura gastronômica nacional e valoriza os restaurantes que trabalham com serviço de comida por quilo, tão presente na rotina de milhões de brasileiros.
As inscrições para a edição capixaba já estão abertas e vão até o dia 26 de agosto. Podem participar todos os estabelecimentos que atuem exclusivamente com serviço de alimentação por quilo, em qualquer cidade do Espírito Santo. Os interessados devem acessar o site oficial do Sindbares/Abrasel ES para conferir o edital e realizar a inscrição: https://www.sindbares.com.br/ultimas-noticias/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-concurso-o-quilo-e-nosso-2025-9a-edicao/.
Para concorrer, cada restaurante precisa criar uma receita especial que valorize a alimentação saudável. O prato deve integrar o cardápio do buffet durante todo o período do concurso, que acontece entre 16 e 26 de setembro. Além do prato, a avaliação também levará em conta o atendimento, o ambiente, a limpeza e a qualidade geral da comida.
A degustação será feita por dois grupos de avaliação: um júri técnico e o voto popular. O júri, escolhido pelo Sindbares/Abrasel-ES, fará visitas ocultas aos restaurantes para experimentar o prato inscrito, sem se identificar previamente. Somente ao final da refeição os jurados se apresentam formalmente, garantindo que o julgamento seja imparcial e anônimo. O voto do júri terá peso de 60% na nota final.
Uma novidade desta edição é o critério de “Aproveitamento Integral de Alimentos”, que oferece pontuação extra para receitas que utilizem de forma criativa partes dos alimentos geralmente descartadas — como folhas, cascas, talos e sementes — estimulando a sustentabilidade e o combate ao desperdício na cozinha.
O público também poderá votar pela internet, até 26 de setembro, no site oficial do concurso (oquiloenosso.com.br). Os consumidores avaliarão os restaurantes em categorias como limpeza, atendimento e qualidade da refeição, atribuindo notas de 1 a 5. A lista completa dos participantes estará disponível para consulta.
Ao final da fase inicial, três restaurantes com as maiores notas — resultado da soma entre o voto popular e o do júri técnico — avançam para a etapa estadual, prevista para ocorrer entre 6 e 10 de outubro. Nesta fase, o júri escolherá o representante do Espírito Santo para a final nacional, que será realizada em São Paulo, durante o Mesa São Paulo, maior evento de gastronomia da América Latina.
Rodrigo Vervloet, presidente do Sindbares/Abrasel-ES, destaca a importância da competição: “O concurso é uma oportunidade única para que os restaurantes capixabas se destaquem, atraiam novos clientes e se consolidem como referência no mercado. Além disso, valoriza a brasilidade, incentiva práticas sustentáveis e promove a alimentação saudável. Estamos muito animados e confiantes em uma forte participação dos estabelecimentos do Espírito Santo nesta edição”.