O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) inaugurou nesta semana sua nova sede na Enseada do Suá, em Vitória, marcando o início de uma nova fase de atuação no Espírito Santo. Durante a cerimônia, a instituição anunciou a abertura de 354 vagas de estágio destinadas a estudantes da Grande Vitória e de municípios do interior capixaba.
As oportunidades são voltadas para alunos do ensino técnico e superior. No ensino técnico, há maior demanda para as áreas de administração, informática, enfermagem, marketing, edificações, elétrica ou eletrotécnica e segurança do trabalho. Já no nível superior, as principais vagas estão concentradas em administração, ciências contábeis, pedagogia, informática, direito e comunicação social com ênfase em marketing.
A inauguração contou com a presença de lideranças nacionais e estaduais do CIEE, incluindo José Augusto Minarelli, presidente do CIEE Nacional; José Augusto dos Santos Servino, presidente do Conselho de Administração do CIEE/ES; Marcelo Miqueleti Gallo, superintendente executivo; e Juliana dos Santos Costa, gerente regional e DPO do CIEE/ES.
A nova sede foi projetada para oferecer mais conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento a jovens, empresas parceiras e instituições de ensino. O espaço inclui salas de reunião equipadas e será um importante ponto de articulação entre o CIEE, o setor produtivo e a sociedade civil organizada.
Outro destaque da nova unidade é o investimento em tecnologia. O parque tecnológico foi completamente renovado e o sistema de gestão de contratos de estágio e aprendizagem é agora totalmente digital, eliminando o uso de papel e prometendo mais agilidade, transparência e sustentabilidade nos processos.
“Estamos entregando uma estrutura de excelência. Essa nova sede é também um símbolo do nosso compromisso com a juventude capixaba e com o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou José Augusto Servino.
A modernização da sede vem acompanhada de uma expansão no público-alvo dos serviços oferecidos pelo CIEE no estado. Tradicionalmente voltado para adolescentes, o centro passa a investir mais fortemente na preparação de jovens adultos para o mercado de trabalho, com novos cursos de qualificação e iniciativas de inserção profissional.
“Com essa nova fase, o CIEE reafirma sua missão de transformar a vida dos jovens por meio da educação. A modernização dos serviços reflete essa visão de futuro”, destacou José Augusto Minarelli.
Com 44 anos de presença no Espírito Santo, o CIEE já contribuiu para a inserção de mais de 300 mil jovens no mercado de trabalho, por meio de seus programas de estágio, aprendizagem e capacitação.
Os programas têm critérios claros: para o estágio, é necessário estar regularmente matriculado e frequentando a escola; já para o programa Aprendiz, é exigida matrícula nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, ou sua conclusão. A instituição ressalta que essas exigências visam combater a evasão escolar, garantindo que os jovens possam estudar e trabalhar ao mesmo tempo, sem abrir mão da educação.
A cerimônia de inauguração também foi marcada por uma homenagem a instituições que se destacam na geração de oportunidades para os jovens capixabas. Foram reconhecidos a Prefeitura de Vitória (representada pelo secretário municipal de Esporte, Rodrigo Wernersbach Ronchi), o Grupo Auto Glass (Zamara Ribeiro), a Brasil Center Comunicações (Márcia Ribeiro) e o Grupo Tommasi (Juliana Ottoni Tommasi Nahas).
Segundo os dirigentes do CIEE, essas parcerias são fundamentais para expandir o acesso de jovens ao mercado de trabalho formal, com ganhos para toda a sociedade capixaba.
Crédito das fotos: Cloves Louzada
Foto Diretoria: Humberto Casagrande (CEO e Superintendente Geral CIEE/SP), José Augusto dos Santos Servino (Presidente do Conselho de Administração do CIEE/ES), Juliana dos Santos Costa (Gerente Regional e DPO CIEE/ES), José Augusto Minarelli (Presidente do Conselho de Administração do CIEE/SP e Presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional) e Marcelo Miqueleti Gallo (Superintendente Executivo).