O Grupo Grau Educacional, uma das maiores redes de ensino técnico, profissionalizante e superior do Brasil, será um dos grandes destaques da 32ª ABF Franchising Expo. O evento acontece de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reunirá mais de 440 marcas em busca de novos investidores e parcerias.
Na feira, o Grau Educacional apresentará ao público um novo modelo de franquia que promete transformar o mercado: colégios privados poderão operar unidades da marca dentro da sua própria estrutura física, aproveitando espaços ociosos e ampliando a oferta de cursos técnicos e superiores.
A estratégia busca oferecer uma solução mais enxuta, eficiente e com investimento inicial reduzido — abaixo de R$ 1 milhão — democratizando o acesso ao ensino de qualidade e permitindo aos franqueados faturamento médio de R$ 400 mil, com margem de lucro entre 15% e 25% e retorno do investimento em cerca de 36 meses.
“Nosso compromisso é transformar vidas por meio da educação. Acreditamos no poder da qualificação profissional e técnica para gerar impacto social e econômico real. Por isso, oferecemos não apenas um modelo de franquia, mas um projeto de vida para franqueados e alunos”, afirma Ruy Porto Carreiro, presidente do Grupo Grau Educacional.
A proposta inclui a integração das três bandeiras do grupo — Grau Técnico, Grau Profissionalizante e Faculdade Grau — em uma única operação, ampliando o portfólio para investidores. O modelo é pensado para escolas interessadas em expandir sua atuação educacional de forma ágil, aproveitando sua estrutura atual sem grandes obras.
Marcelo Mário Freitas, gerente de expansão do grupo, reforça a importância da ABF para o crescimento da marca: “O primeiro semestre de 2025 foi marcado por conquistas importantes e por um trabalho intenso de reposicionamento estratégico. A ABF é um momento-chave para ampliarmos nossa rede e consolidarmos novas parcerias. Com os novos modelos e a possibilidade de atuar dentro de escolas já existentes, conseguimos chegar ainda mais longe, sem perder a essência do que nos trouxe até aqui.”
O Grupo Grau Educacional conta hoje com mais de 150 unidades em todas as regiões do Brasil, somando mais de 200 mil alunos ativos. Em seus 15 anos de atuação, já realizou mais de 750 mil matrículas e inseriu mais de 136 mil alunos no mercado de trabalho. Em 2024, o grupo faturou R$ 560 milhões, e a meta para 2025 é superar R$ 620 milhões, impulsionado justamente por estratégias como o novo modelo de franquia.
Para se manter competitivo, o Grau Educacional investe na ampliação de seu portfólio com cursos alinhados às demandas regionais e tendências de mercado. Além dos cursos técnicos e profissionalizantes em áreas como saúde, tecnologia, indústria, gestão, negócios, gastronomia, eletricidade, mecânica e informática, desde 2023 o grupo também oferece ensino superior a distância em cursos como administração, pedagogia, análise e desenvolvimento de sistemas, recursos humanos e ciências contábeis.
O Grupo Grau é associado à ABF desde 2011 e já conquistou mais de 11 Selos de Excelência em Franchising. Em 2025, foi novamente reconhecido com o prêmio Melhores Franquias do Brasil, concedido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Considerada a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2025 será realizada de 25 a 28 de junho, das 13h às 21h, nos Pavilhões Branco e Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reúne redes consolidadas e novas marcas para apresentar oportunidades de negócios, promover networking e atualizar o mercado com as principais tendências do setor.