Nova linha 547 começa a operar e promete aliviar superlotação nos horários de pico no bairro mais populoso do Espírito Santo
Os mais de 48 mil moradores de Jardim Camburi, em Vitória, agora contam com uma nova alternativa de mobilidade urbana. Desde o último domingo (13), entrou em operação a linha 547 (Jardim Camburi/T. Itaparica, via 3ª Ponte/T. Vila Velha), criada pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) após articulação do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) e do líder comunitário Juninho Barbarioli, em resposta às frequentes reclamações de superlotação e escassez de ônibus na região.
A iniciativa surgiu após reunião entre Gandini, Barbarioli e o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, realizada a pedido de moradores. A pauta principal: a sobrecarga nas linhas que atendem o bairro, especialmente nos horários de pico e no período noturno.
“A criação da linha 547 não resolve todos os problemas, mas é um passo importante. O nosso mandato está aberto à população para ouvir novas sugestões. Seguiremos atentos e atuantes para garantir melhorias no transporte público da nossa cidade”, afirmou o deputado Gandini.
A nova linha funcionará exclusivamente no período da tarde, com sete horários de saída entre 16h25 e 17h45 no sentido Vila Velha. O objetivo é reforçar o atendimento no trecho, onde já circulam as linhas 508, 510 e 560, mas que vinham apresentando alta demanda.
O itinerário da 547 contempla importantes vias como as avenidas Dante Michelini, Saturnino de Britto e Nossa Senhora dos Navegantes, atravessa a Terceira Ponte e segue por Vila Velha até o Terminal Itaparica, via Rodovia do Sol e Darly Santos.
Além da linha 547, a Ceturb anunciou mais duas novas linhas que começaram a operar na Região da Serra: a linha 871 (Planalto Serrano/T. Laranjeiras, via Bloco C/Campinho da Serra I) e a linha 897 (T. Carapina/Jardim Limoeiro, via ES-010), esta última com início previsto para o próximo domingo (20).
De acordo com o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, a criação dessas linhas atende a estudos técnicos e ao apelo da comunidade. “Nosso objetivo é expandir a cobertura do Sistema Transcol, reduzir o tempo de espera e proporcionar mais conforto aos usuários”, destacou Antunes.
A linha 871 contará com 34 viagens diárias nos dias úteis, e permitirá reforço na linha 880. Já a 897 atenderá a uma demanda antiga dos moradores de Jardim Limoeiro, especialmente dos condomínios da região, que enfrentavam dificuldades no acesso ao transporte.
A articulação de Gandini e a resposta rápida do governo mostram uma crescente preocupação em melhorar a mobilidade urbana nas regiões mais populosas da Grande Vitória. Jardim Camburi, por sua densidade populacional e localização estratégica, se torna ponto central nas discussões sobre mobilidade e infraestrutura urbana.
“Essa é uma conquista da comunidade, que se mobilizou, cobrou, e agora começa a ver resultados. Seguiremos firmes por mais avanços”, concluiu Juninho Barbarioli, que vem sendo uma das principais vozes locais em prol de melhorias no transporte.
Com a ampliação das linhas, a expectativa é que o transporte público se torne mais eficiente, confortável e condizente com a realidade dos usuários capixabas, finaliza Gandini.
Fotos: Gandini em ponto de ônibus e durante reunião com o secretário Fábio Damasceno (Mobilidade), que resultou na criação da linha 547. Créditos. Wilbert Suave