Projeto de Extensão da FAESA Ensina Produção de Energia Verde a Alunos do Ensino Médio
Estudantes têm a oportunidade de desenvolver pesquisa científica e produzir um dos combustíveis mais promissores do futuro: o hidrogênio verde.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Silvio Rocio, localizada em Vila Velha, têm vivenciado uma experiência única no campo da ciência e sustentabilidade, graças ao projeto de extensão “H2V na Escola – Energia Limpa com Inclusão Científica”, coordenado pela FAESA. A iniciativa permite que os estudantes se envolvam na produção de hidrogênio verde, um combustível renovável que promete substituir os combustíveis fósseis em veículos, navios e até mesmo na aviação.
Liderada pelo professor Dr. Gilberto Maia de Brito, do Centro Universitário FAESA, a ação conta com a participação de alunos de Engenharia e cinco estudantes do ensino médio, bolsistas do projeto. O grupo tem desenvolvido diversas etapas do processo, com foco na sensibilização ambiental tanto na escola quanto na comunidade local, abordando temas como o descarte correto de pilhas – material essencial para a produção do hidrogênio.
O processo de produção de hidrogênio verde é realizado de forma totalmente sustentável. Utilizando o método de eletrólise da água, uma corrente elétrica separa o hidrogênio (H2) do oxigênio (O2) na molécula de H2O. A energia necessária para realizar essa separação é obtida por meio de painéis solares instalados na escola. Esses painéis fornecem a eletricidade necessária para o reator, que contém água e bastões de grafite provenientes de pilhas descartadas, um material que foi cuidadosamente coletado pelos próprios estudantes.
As atividades do projeto acontecem no laboratório de ciências da Escola Estadual Silvio Rocio, um espaço onde os alunos do ensino médio têm a oportunidade de vivenciar a pesquisa científica na prática, realizando experimentos que unem conceitos de química e sustentabilidade. O coordenador do projeto, Gilberto Maia de Brito, destaca a importância da iniciativa para a formação dos estudantes: “Essa é uma iniciativa que envolve não só os alunos da escola, mas também a comunidade, com ações educativas sobre química verde e sustentabilidade. Para os estudantes do ensino médio, é uma experiência extremamente enriquecedora, pois eles participam de uma pesquisa científica real e têm a chance de conhecer de perto o funcionamento de novas tecnologias, além de poderem refletir sobre possíveis carreiras futuras.”
O projeto é realizado pela FAESA com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e integra o Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr.), que tem como objetivo aproximar os alunos da rede pública de ensino básico do Espírito Santo do mundo da pesquisa científica, estimulando a curiosidade e o interesse por ciência e inovação.
Com iniciativas como esta, o projeto H2V na Escola não só contribui para a formação científica dos jovens, mas também fomenta a conscientização sobre questões ambientais e a importância de energias limpas para um futuro mais sustentável.