educação

Projeto Inovador Destina Resíduos da Pesca para Produção de Biodiesel

Em uma iniciativa que une educação, sustentabilidade e inovação, quatro alunos da 1ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória, desenvolveram um projeto que visa transformar os resíduos da indústria pesqueira do Estado em uma fonte de energia sustentável. Lorenzo Bianchi Scopel, Luca Guimarães de Pinho, Felipe Cunha de Lima Brum e Antonio Renato França Ramalho apresentaram sua proposta na última semana durante a Inova Teen, evento promovido pela Universidade Vila Velha (UVV).

A ideia surgiu a partir de estudos realizados nas disciplinas de Biologia e Química, onde os estudantes identificaram a problemática da destinação inadequada dos resíduos gerados pela pesca, que muitas vezes impactam negativamente o meio ambiente. O projeto propõe um método de conversão desses resíduos em óleo, que, posteriormente, pode ser transformado em biodiesel.

João Duarte, coordenador do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, destacou a relevância do projeto: “Além de contribuir para a solução de um problema ambiental sério, os alunos estão criando um combustível ecologicamente sustentável, alinhando-se às demandas atuais por energias renováveis.”

O grupo, que já está na fase de desenvolvimento do protótipo, agora aguarda ansiosamente a avaliação dos jurados da Inova Teen. A premiação, que reconhece ideias inovadoras e sustentáveis, terá seu resultado divulgado em novembro. Os alunos estão otimistas e esperam que sua iniciativa inspire outros jovens a se engajar em projetos que promovam a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Com este projeto, Lorenzo, Luca, Felipe e Antonio não apenas apresentam uma solução viável para a gestão de resíduos da pesca, mas também se posicionam como futuros líderes na luta por um planeta mais sustentável. A iniciativa é um exemplo do potencial que os jovens têm de fazer a diferença e inovar em prol de um mundo melhor.

Leia também